segunda-feira, 18 de março de 2013


Salmos 31 ou 35; Jeremias 24:1-10; 
Romanos 9:19-33; João 9:1-17. 

Ele não pecou

          Todos somos pecadores e pecadoras. No entanto, não devemos atribuir tudo o que nos acontece ao pecado. Deus não é assim, se fosse ninguém viveria. Mas, é claro, que diante de uma desgraça buscamos culpados, buscamos pecados. Isso a gente faz porque nosso entendimento é muito curto, nossa visão limitada, nosso pensamento estreito. Deus vê tudo muito além do que nos atrevemos a imaginar, por isso Deus é Deus! 
              Quando trouxeram aquele menino cego de nascença havia pessoas procurando “culpados”. Jesus então afirmou: “Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus” (João 9:3). Ele não poderia ser culpado da cegueira, porque nasceu cego, mas e o seus pais? Evidentemente que os pais tinham pecado antes dele nascer, e depois também. Mas, quando Jesus afirma isso quer disser que o mal que atingiu o menino não pode ser atribuído ao pecado dos pais. Jesus diz que não podemos usar o pecado como instrumento para “culpar” pessoas. Então, para que serve?
               O pecado é apenas a tensão entre a vontade de Deus e nossas limitações. O pecado serve apenas para nos mostrar onde precisamos melhorar, e para, melhorando sentirmos quanto Deus pode fazer em nossas vidas. O pecado serve para saber que, mesmo naquilo que não conseguimos melhorar, temos o amor de Deus nos dando mais uma oportunidade.

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. João 9:5

Intercessão
Oremos para que nos ajudemos mutuamente a superar com amor nossos pecados e acolhamos todas as pessoas sem culpa, mas buscando que em tudo se manifeste a Glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário