sexta-feira, 22 de março de 2013


Salmos 22 ou 141,143; Jeremias 29:1,4-13; 
Romanos11:13-24; João 12:1-10.

Marta, responsável ou irresponsável.

As pessoas jovens são muitas vezes vistas como “irresponsáveis” até porque, naturalmente, são vistas como “imaturas”. Em Canoas, no projeto Crescer com Cristo, se deixar, as crianças, adolescentes e jovens, deixam tudo atirado e sujo depois das suas atividades. Em um encontro da Coordenação da Juventude da UJAB no Seminário, parece que ficou o lixo e outras coisas atiradas. Pronto! Isso é suficiente para apontar como as pessoas jovens são irresponsáveis. No entanto, as mesmas crianças do projeto, diversos almoços comunitários e outras ocasiões, quando foram motivadas a limpar e arrumar lavaram até a louça das outras pessoas com a mesma alegria e disposição.
                Marta era a contrário. Muito preocupada com a arrumação e a higiene, conforme a apresenta o Evangelho segundo Lucas (10:40a). No entanto, movida pelo seu grande amor por Jesus Cristo, derramou todo o perfume sobre os pés do Senhor e o secou com os próprios cabelos, gesto semelhante ao feito pela mulher “pecadora da cidade” (isto é, prostituta), descrito em Lucas 7:37-38. A que era lembrada pela comunidade de Lucas como quem criticava a irmã que ficou aos pés do Senhor (Lucas 10:40b), agora é criticada por desperdiçar o perfume (João 12:4-5). No entanto, Jesus, que ficou do lado de Maria agora fica do lado de Marta, contra a visão materialista e Judas. O importante não é arrumar ou desarrumar, mas nos relacionar sempre tendo Cristo, seu amor e perdão, como critério superior, inclusive superior a nossos pensamentos (aparentemente certos).

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para Meditação
Jesus disse, então: Deixa-ia (João 12:7b)

Intercessão
Oremos para que diante das atividades de crianças e jovens, ou de pessoas que fazem coisas que seriam criticáveis, pensemos primeiro em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário