sábado, 29 de dezembro de 2012

(Thomas Becket, Arcebispo de Cantuária e Mártir, 1170)


Apocalipse 1:1-8; João 7:37-52.

Alegria e tristeza como partes do mesmo mistério

Queridos filhos de Deus, meu sermão desta manhã vai ser muito curto. Eu desejo apenas que você refleta e medite sobre o profundo significado e mistério da nossas celebrações do dia de Natal. Pois sempre que na celebração é nós reencenam a Paixão e Morte de Nosso Senhor, e neste Dia de Natal, vamos fazer isso em comemoração do seu nascimento.
Então, no mesmo momento em que regozijamo-nos por Sua vinda para a salvação dos homens, oferecemos novamente para Deus, Seu Corpo e Sangue em sacrifício, oblação e satisfação pelos pecados de todo o mundo. Foi nessa mesma noite que acaba de passar, que uma multidão do exército celestial apareceu diante dos pastores de Belém, dizendo: "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra, boa vontade para com os homens"; neste mesmo tempo, todo o ano, celebramos uma vez mais o nascimento de Nosso Senhor junto a Sua Paixão e Morte na Cruz.
Amado, como o mundo vê, esta é uma forma estranha de se comportar; pois quem no mundo pode tanto chorar, quanto se alegrar ao mesmo tempo e pela mesma razão? Qualquer alegria não pode ser superada pelo luto, nem o pranto será expulso pela alegria, de modo que é só nesses mistérios cristãos que podemos nos alegrar e lamentar ao mesmo tempo pelo mesmo motivo. Mas pense um pouco sobre o significado desta palavra "paz". Não parece estranho para você que os anjos anunciem a Paz, quando incessantemente o mundo foi acometido de Guerra e pelo medo da guerra?

Thomas Becket – Natal de 1170
(Extraído, traduzido e adaptado de:
http://justus.anglican.org/resources/bio/23.htm)

Texto para meditação
E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. João 7:37

Intercessão
Oremos para que diante das contradições do mundo, sempre estejamos firmes na esperança da vitória de Cristo e do seu Reino  eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário