sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO


Salmos 140,142 ou 141,143:1-12; Zacarias 14:1-11; 
Romanos 15:7-13; Lucas 19:28-40.

Deus se fez Senhor de todos os povos

A Bíblia nunca nega o fato do povo judeu, ou povo de Israel, ser o povo eleito de Deus. Mas, o que significa ser “eleito”? Se lermos a Bíblia com atenção também poderemos perceber que ser “povo eleito” só teve duas vantagens: a libertação do Egito e a posse da terra prometida. No mais, o povo hebreu, israelita ou judeu, sofreu por não ter seguido os princípios de libertação e vida. Parte da terra foi perdida (ou nunca conquistada definitivamente) logo no início. Perderam a liberdade e viveram mais de 40 anos no exílio e durante séculos viveram sob a tutela dos impérios assírio, babilônico, persa, grego e romano. O templo dedicado a Deus, feito “sob medida” foi completamente destruído, reconstruído e destruído novamente (em 70 depois de Cristo) para nunca mais ser edificado. Portanto, a eleição não resultou em privilégios, mas em serviço: o povo eleito não foi um fim, mas um meio. Na leitura da carta aos Romanos, o apóstolo Paulo diz exatamente isso. Jesus veio como judeu, para servir aos judeus, mas através do povo judeu estendeu a salvação a todos os povos! Você, eu, e todas as pessoas que aceitamos Cristo participamos desta eleição; mas para quê? Não para gozarmos de privilégios (sendo assim perdermos tudo), mas para servir o nome de Cristo, sua libertação, preservamos a vida e levarmos vida a todas as vidas!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm n'Ele , a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo! Romanos 15:13.

Intercessão
Oremos para que não usemos nossa fé como privilégio, mas como serviço e missão, que todas as bênçãos sejam instrumentos em nossas mãos para levar o nome de Cristo a mais pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário