sábado, 3 de novembro de 2012


Salmos 55 ou 138, 139; Eclesiástico 35:1-17
Apocalipse 13:11-18;

O exemplo de Richard Hooker

Richard Hooker nasceu em uma família humilde de Exeter, sendo o único filho de uma mãe viuva. Ele mostrou que tinha capacidades especiais, como uma “criança prodígio”. Como afirma Stephen Neill, “era só um garoto quando Elizabeth I subiu ao trono e não tinha conhecido nada da amargura das tempestades anteriores”. As qualidades e potencialidades do jovem Richard fizeram com que o BispoJewel o apadrinhasse e permitisse que, aos treze anos, ingressasse em Oxford. Assim passou os próximos dezesseis anos estudando no Colégio Corpus Christi e desenvolvendo seus conhecimentos nas línguas clássicas e no hebraico, com um “tenaz desejo pela verdade”, aproveitando todas as possibilidades que eram oferecidas pela Universidade aos seus discípulos e “através deles para a Igreja Anglicana”. Uma das principais obras dele da chama-se Leis da Política Eclesiástica (Ecclesiastical Polity), e foi publicado em 1593, quando Hooker tinha aproximadamente quarenta anos. Segundo Neill, a obra de Hooker revela entre outros atributos intelectuais “um maravilhoso conhecimento da Escritura”. A igreja dá muitas oportunidades de crescimento e serviço, estejamos atentos, aproveitemos o que nos é oferecido e sirvamos, como Hooker, ao Senhor.

Seminário Teológico Dom Egmont Machado Krischke
Porto Alegre RS
http://setek-setek.blogspot.com.br/2011/07/12.html

Texto para meditação
Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Lucas 12:33b.

Intercessão
Oremos por todas as pessoas que se dedicam à reflexão teológica e bíblica e por todos os seminários e centros diocesanos de formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário