terça-feira, 27 de novembro de 2012


Salmos 121,122,123 ou 124,125,126; Zacarias 11:4-17;
I Coríntios 3:10-23; Lucas 18:31-43.

Loucamente sábios!

O texto da carta do apóstolo Paulo aos Coríntios inicia advertindo a todos nós sobre o tipo de construção que faremos sobre o alicerce de Cristo. Refere-se a um Templo, mas este Templo é a nossa vida e a vida das outras pessoas! Como construir com materiais que resistam ao fogo? A resposta é não seguir os critérios comuns, que regem o resto do mundo. Por mais louco que pareça, a construção de Cristo deve ser diferente (mesmo que isso nos assuste um pouco). Nem são critérios meramente pessoais, com ele mesmo diz, não é Paulo, Apolo ou Pedro que importam; porque todos pertencem a Cristo e Cristo a Deus! Como estamos construindo? É verdade que tanto em nossa família quanto na Igreja, ou na Sociedade, nem sempre nossas construções têm dado certo. Mas, por quê? As pessoas saudosistas dizem “na época de fulano é que havia fé verdadeira”, outras pessoas acham que a solução é “mudar tudo”, porque são elas - geralmente personalistas - que agora vão resolver todos os problemas que antes as outras pessoas não conseguiram resolver. Outras ainda acham que nada vai adiantar, e se preocupam apenas com o sustento próprio, seguindo o lema: “cada um por si e Deus por todos”. Loucura é superar todas essas alternativas. Loucura é respeitar o que nos deixaram as pessoas do passado, inclusive com seus erros, e pedir a Deus a devida orientação para sermos dignos do que recebemos! Loucura é mudar com amor, com diálogo, com transparência. Loucura é pensar que a única solução definitiva é o que Deus faz em nossas vidas!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Pois tudo aquilo que este mundo acha que é sabedoria, Deus acha que é loucura. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Deus pega os sábios nas suas espertezas”. I Coríntios 3:19.

Intercessão

Oremos pela verdadeira sabedoria, aquela que vem de Deus, aquela que gera respeito, amor, diálogo, unidade, vida e paz, e que constrói um mundo melhor para todas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário