domingo, 23 de setembro de 2012

7º Domingo após Pentecostes (Próprio 20)


Salmo 27:1-6; Jó 28:20-28; 
Tiago 3:13-18; Marcos 9:30-37.

A sabedoria que vem de Deus edifica a vida.

Ao iniciar as reflexões, em número de sete, que seguem, quero destacar um ponto comum nas três leituras indicadas para hoje: O ensinamento que vem de Deus faz bem para a vida em todos os sentidos. O Evangelho de Marcos, por exemplo, mostra o quanto os discípulos estão despreparados ao ouvir o anúncio da Páscoa de Cristo, quando aqui acontece pela segunda vez e no capítulo seguinte pela terceira vez, mas eles ficam sem entender e evitavam fazer-lhe perguntas. Ao contrário, seu entender era tão humano e vazio que, na possibilidade da ausência do Mestre, já anunciada, pensavam em competir para ver quem deles seria o maior para ficar na confortável situação de ser seu substituto. É a ânsia pelo poder que a visão distorcida da vida este mundo oferece, ao que Jesus contrapõe com o ensinamento do serviço e da humildade como forma de ser grande e cita a simplicidade das crianças a quem devemos acolher como garantia de estarmos acolhendo ao próprio Deus. Cabe aqui realçar que Tiago frisa como sabedoria de Deus tudo aquilo que diz respeito à boa conduta nas ações exercidas com humildade, porque a sabedoria que vem do alto é assim, além de pura, pacífica, compreensiva, cheia de misericórdia e bons frutos, sem discriminações e sem hipocrisia, enfim, a justiça. Já o diabo também tem sua proposta: mentira, ciúme amargo, rivalidade, desordem e más ações. Como lembra o livro de Jó, que saibamos nos afastar do mal.

Revdo. Luiz Sírtoli
Curitiba PR

Texto para meditação
A sabedoria consiste em temer ao Senhor, e a inteligência está em afastar-se do mal. Jó 28:8b.

Intercessão
Oremos por todos os que têm dificuldade em fazer o discernimento entre o que procede de Deus, e que edifica a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário