segunda-feira, 9 de julho de 2012


Salmos 1,2,3 ou 4,7; Números 32:1-6,16-27; 
Romanos 8:26-30; Mateus 23:1- 12.
Gemidos do Espirito
Muitas vezes ouvi pessoas gemendo, geralmente por causa de dor. O gemido é terrivelmente angustiante para quem ouve. A pessoa que geme o faz quase que involuntariamente, é o puro som da dor, e não significa nada em si mesmo, a não ser “dói,dói,dói”. Depois de um tempo de ouvir gemidos queremos ter alguma forma de aliviar a dor, de ver a pessoa dormir, mas, em algumas ocasiões, mesmo totalmente sedada, sem consciência da dor, a pessoa continua a gemer... Para quem já viu e ouviu isto resulta muito forte a imagem usada pelo apóstolo Paulo ao dizer que o Espírito Santo geme por nós com gemidos inexprimíveis. Para mim isso significa que o Espírito mostra que Deus sofre conosco, que sente a profunda dor das feridas abertas de nossa humanidade marcada pelas guerras – que poderiam ser evitadas, mas não são - pelas doenças - que poderiam ser curadas, mas não são – pela exploração que destrói o meio ambiente e contamina tudo – que poderia ser feita de outra forma, mas não é – pelas relações humanas - que poderiam ser marcadas pela sinceridade e solidariedade, mas não o são. Não adianta sedar as consciências, usar o consumismo, a propaganda, a moda, como sedativos; pois o Espírito continua a gemer. Queremos que pare de gemer? Então busquemos a cura para sua dor que é nossa dor!
Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre RS
Texto para meditação
E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26
Intercessão
Oremos para que Deus nos permita viver a fé que gera sensibilidade, compromisso, e amor para com as dores que perpassam nosso mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário