terça-feira, 19 de junho de 2012

(Mês da Missão da IEAB).


Salmo 78; Números 11:1-23;
Romanos 1:16-25; Mateus 17:22-27.
Insatisfeitos
Nestes dias me enviaram uma mensagem por e-mail relativa à crise financeira mundial (crise do sistema capitalista, diga-se de passagem). Era de um homem da China acusando os europeus de “não querer trabalhar” e apenas se interessar por “lazer, ecologia e futebol na TV”. Eu fiquei preocupada não tanto pelo futebol na TV, que verdadeiramente não me interessa, mas pelo lazer e muito mais ainda pela ecologia. O povo de Israel era escravo no Egito, lá não tinham lazer, nem ecologia, seus filhos eram ameaçados de morte diariamente pelos seus opressores e, se reclamavam, aumentavam sua carga de trabalho até a exaustão. O que fez Deus? Deixou aquele povo assim porque estavam trazendo “prosperidade” para o Egito? Não, ele não admitiu isso e os libertou. No entanto, a libertação não foi um passeio no parque. Depois de ser libertados do jugo opressor foram parar no deserto! A liberdade não era trabalhar e trabalhar, acumular e acumular, até morrer. Deus lhes dava o necessário, mas tinham que aprender a mais difícil de todas as lições, a lição que os sistemas de governo ainda não aprenderam (e muito menos o capitalismo): repartir com justiça! Justamente por não termos aprendido esta lição é que insistimos em querer voltar para o Egito, em vez de avançar para a terra prometida!
Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre RS
Texto para meditação
Porém, o SENHOR disse a Moisés: Teria sido encurtada a mão do SENHOR? Agora verás se a minha palavra se há de cumprir ou não. Números 11:23.
Intercessão
Senhor ajuda-nos a aprender a lição do Egito, a lição de Deus contra a violência dos que se achavam e se acham “donos do mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário