quinta-feira, 14 de junho de 2012

(Basílio Magno ,Bispo de Cesaréia, 379).


Salmos [70],71 ou 74; Eclesiastes 11:1-8;
Gálatas 5:16-24; Mateus 16:13-20.
Andando no Espírito
A Epístola de São Paulo aos Gálatas traz a expressão “andai em Espírito” como um contraponto aos que andam “na carne”. São Paulo traça esta idéia como um duelo, um confronto paradoxal, entre o espírito e a carne. Lembremos que “carne” não deve ser confundido com “corpo”. A “carne” conforme São Paulo ensina, representa os desejos e intenções materiais e de proveito individual.
Não podemos confundir cuidado com o corpo com desejos carnais. Entretanto, a expressão “andai no Espírito” ainda desperta muita curiosidade. Certo dia, li um livro chamado “O Peregrino Russo”, relatando a experiência de um místico cristão anônimo no século XVIII. Neste livro, o autor fala da prática da oração contínua, da oração do Senhor que é praticada ininterruptamente, inclusive enquanto dormimos. Essa prática tem relação direta com o que São Paulo diz sobre “andar em Espírito” ou com a expressão evangélica “vigiar sem cessar”. Confesso que essa é uma das práticas mais difíceis da fé cristã, pois consiste em se desprender dos nossos pensamentos das preocupações corriqueiras, e ligar nosso intelecto à dimensão espiritual e, por sua vez, ao Espírito do Senhor. Essa conexão é a que permite o estado de oração contínua.
É como se estivesse ligado, em comunicação constante com o mistério da presença do Senhor em nosso cotidiano. Então, percebemos que “andar no Espírito” não quer dizer castigar nosso corpo porque ele desencadeia os desejos carnais, mas antes, nos ligar ao Espírito, e assim os desejos carnais irão silenciar.
Revdo. Josué Soares Flores
Caxias do Sul RS
Texto para meditação
Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Gálatas 5:16
Intercessão
Oremos pela ajuda de Deus quando perturbados, penitentes, quando sofremos em nossas consciências, para que encontremos alívio e absolvição para nossos pecados, e vivamos na graça do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário