sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Salmos 102,107:1-32; Gênesis 32:22-33:17; I João 3:1-10;
João 10:31-42.
A dança de amor da Trindade
No Evangelho de hoje, Jesus nos apresenta um mistério. Ele diz que está no Pai e o Pai está nEle. São João Damasceno, grande teólogo da Igreja do século VIII, escreveu bastante sobre esse mistério. Ele nos ensinou que as três pessoas da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) estão em mútua infusão, como se dançassem entre si.
O nome desse conceito é Pericorese. Assim, embora haja três Pessoas, uma está na outra, e juntas, de mãos dadas, Deus se torna um. Isso nos mostra que Deus é uma comunidade de Pessoas Divinas em união. Por Jesus, fomos feitos filhos de Deus. E ao imitarmos a Jesus, tornando-nos mais iguais a Ele, também damos as mãos juntando-nos a essa dança divina. E é assim que nos santificamos e nos tornamos mais iguais a Jesus. Nossas obras se tornam iguais às d'Ele e a humanidade poderá, enfim, conhecer a Cristo em seus seguidores.
Postulante Luiz Coelho
Rio de Janeiro RJ
Texto para Meditação
Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum. João 18:38.
Intercessão
Oremos pela santificação da Igreja, para que imitemos mais a Jesus e busquemos viver numa comunhão de pessoas, espelhando a Santíssima Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário