domingo, 8 de janeiro de 2012

1º Domingo da Epifania

Salmo 89;
Isaías 42:1-9;
Apocalipse 10:34-38;
Marcos 1:7-11.
O Precursor
No mundo em que vivemos encontramos pessoas que se consideram donas da verdade e se acham acima do nível dos demais. Ousam dizer que são modelos de vida cristã. Algumas até se atrevem a afirmar que são fontes de luz. Todos nós corremos o risco de nos considerarmos pequenos deuses. A sensação - tentação de que nós salvamos comunidades, as pessoas e a instituição, é terrível. Por outro lado, São João Batista, parece ingênuo. Ele não quer honras para si. Não é um aproveitador religioso. Não se auto-promove. Tem tudo para ser um “messias”, mas coloca-se inteiramente a serviço do Verbo Encarnado. Ele prepara a chegada de Cristo. É testemunha Dele.
Vejam bem: o que parece ingenuidade é, na verdade, sabedora divina. Salvação não se compra. A SALVAÇÃO tem Deus como origem.
Querer ser fonte de luz é arrogância humana. Ser espelho, reflexo, é isto que corresponde á vocação cristã. João Batista é exemplo de uma autentica testemunha de Jesus, e modelo de existência cristã. O Precursor indica Jesus como fonte de Salvação. Aí está sua singular importância. Há muitas pessoas que não acreditam em “salvação”.
Nossa missão como comunidade cristã é testemunhar o amor de Deus que está em Cristo Jesus. Podemos meditar: como cumprir esse ministério? O exemplo do precursor fornece uma valiosa e imprescindível inspiração.
Revdo. Josué Soares Flores
Caxias do Sul/RS
Texto para Meditação
Houve um homem enviado por Deus que se chamava João. Veio por testemunha, para dar testemunho da luz. João 1:6-7.
Intercessão 
Senhor, dá-nos coragem no anúncio e força no testemunho e envia-nos o Santo Espírito que vem de Jesus, que desperta fé nas pessoas. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário