sexta-feira, 10 de junho de 2011

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Salmos 102 ou 107:1-32
Ezequiel 34:17-31
Hebreus 8:1-13
Lucas 10:38-42

Ovelhas fracas e magras

O profeta Ezequiel anuncia que Deus escolherá as ovelhas magras e afastará as ovelhas gordas. A figura simbólica é explicada no próprio texto,  acontece  que  as  gordas  tinham  engordado  pisoteando  e chifrando as que, sendo excluídas das pastagens,  ficaram magras e fracas. Muita gente pergunta se Deus é contra os ricos. Na verdade Deus não é contra os ricos por serem ricos. Deus desde seus profetas, através dos Dez Mandamentos, e em muitas ocasiões, lembrou que a cobiça  e  o  engano  são  mecanismos  inválidos  de  enriquecimento. 
Vivemos em um sistema em que os mais ricos se beneficiam de  tudo, e os mais pobres só ganham se  isso beneficiar os mais  ricos. Se você  tem dinheiro para comprar a vista não paga juros, não é. Você se beneficia por ter dinheiro. Se você ganha pouco tem que poupar (o que beneficia os bancos que usam seu dinheiro para emprestar a altos  juros). 
Se não poupar paga os  juros que de novo beneficia os bancos. Se você ganha uma bolada de dinheiro pode viver o resto da vida sem  trabalhar, só recebendo. Se não tem dinheiro tem que trabalhar e se não puder trabalhar fica na miséria. A revelação bíblica nos chama a denunciar isso e a viver novas relações, em comunidade, onde todas as pessoas, e  todas as  formas de contribuir,  têm  igual valor, e onde o Reino de Deus é para  todos, sem exclusões, sem prevalecimentos.

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS

Texto para Meditação
“Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés.” Ezequiel 34:18

Intercessão
Oremos para que nossa vida cristã seja sinal do Reino de Deus onde todas as pessoas têm igual valor, onde todo trabalho é igualmente valorizado, onde não há pessoas excluídas nem prevalecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário