sábado, 18 de junho de 2011

Bernardo Mizeki, Catequista e mártir na Rodésia, 1836

Salmos 87, 90 ou 136
I Samuel 4:1-11
Atos 4:32-5:11
Lucas 21:20-28

Deus é Bom

O Salmo 136 é um  importante  texto sobre a natureza de Deus. Em forma de litania responsiva, seu refrão se baseia na declaração de que a bondade do Senhor dura para sempre. O texto faz a declaração de que Deus é Deus dos deuses. Esse é o  registro histórico da evolução da fé de Israel, da monolatria para o monoteísmo, ou seja, haviam outros deuses adorados e atuantes entre os clãs semitas, mas no clã pastoril e nômade hebreu, Javé era o Deus unicamente adorado. A teologia da natureza soberana de Deus (Javé) cresce ao longo do texto, quando é declarado Senhor dos  senhores. Sua  soberania é  resgatada  com a história da  redenção de  Israel com o  livramento no Egito, com o domínio sobre toda a criação e a própria autoria da criação, a conquista da terra de Canaã e sua providência as suas criaturas. 
O texto é uma importante fonte cúltica de Israel, uma importante fonte da Teologia da Criação e da Doutrina sobre Deus. Mas nada disso seria importante, se o refrão não o declarasse como eternamente benigno. 
Deus faz tudo bom porque Ele é bom! Deus é tudo de Bom, como dizia Sta. Julian de Norwich. A bondade de Deus aflora todos os dias para nós e nos  inspira. Mas é bem verdade que o mundo  também está cheio do mal e daqueles que vivem de seus benefícios. Nossa oração, une-se ao de  todo o povo de Deus, desejando que a bondade do Senhor nasça nos corações e mentes de  todos.

Rev. Josué Soares Flores
Caxias do Sul/RS

Texto para Meditação
“...pois sua bondade subsiste para sempre!” Salmo 136

Intercessão
Oremos por todos os que perderam suas esperanças num mundo melhor, por aqueles que perderam a fé na transformação da humanidade e por aqueles que vivem sob o patrocínio do mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário