segunda-feira, 2 de maio de 2011

Atanásio, Bispo de Alexandria, 373

Salmos 1, 2, 3 ou 4, 7
Daniel 1:1-21
I João 1:1-10
João 17:1-11

Andar na luz

O texto da Epístola para hoje é bastante interessante. Se, por um lado, o evangelho segundo João nos adverte que devemos sempre andar na luz, pois Deus é Luz e Nele não há nenhuma escuridão, por outro lado, na Primeira Carta de João diz que, se dissermos que não cometemos pecado, estamos enganando a nós mesmos e a verdade não está em nós. Em seguida, a Carta diz que, se confessarmos os nossos pecados 
(arrependimento), Deus nos perdoa e purifica. Mas, deixa claro que a pessoa que diz que não peca, é uma grande mentirosa e a mensagem de Jesus não está nessa pessoa. Eis um aparente impasse! Andar na luz, pecar?
A  questão  é  a  seguinte:  temos  que  nos  esforçar  ao máximo  para fazermos tudo o que Deus nos desafia a fazer e viver da forma mais correta  possível.  Se  tivermos  conduta  a  mais  correta  possível,  se vivermos  de  forma  ética,  coerente  com  o  Evangelho,  agindo solidariamente,  fraternalmente, então, seremos verdadeiros  imitadores de Cristo. Entretanto, não por  isso deixamos de ser humanos e, por isso, propensos à queda, ao  fracasso e, por  tanto, ao pecado. O grande diferencial aqui é: reconhecer-se pecador, arrepender-se dos pecados, pedir perdão e lutar, com todas as forças, para não pecar mais. Que Deus, pela sua graça misericoridosa, nos mantenha nesse propósito!

Revda. Jocinéa Saldanha Perpétuo
Rio de Janeiro/RJ

Texto para Meditação
“Mas se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” 1João 1:10

Intercessão
Oremos para que saibamos reconhecer nossos pecados, que nos arrependermos deles, peçamos perdão a Deus e lutemos para não pecar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário