terça-feira, 15 de março de 2011

Salmos 45 ou 47, 48
Deuteronômio 9:4-12
Hebreus 3:1-11
João 2:13-22

Abracemos o projeto da vida

A nossa adoração é reflexo daquilo que somos. De certo, há pessoas que alcançaram uma profunda comunhão com Deus ao longo da história da humanidade. Alguns chamam essas pessoas de santos/as.
Outros milhares de pessoas, porém, estão no anonimato e são apenas conhecidas por Deus. Para as pessoas que buscavam cultuar a Deus em Jerusalém era algo terrível aquilo em que o Templo havia se tornado – uma casa de negociantes...
O templo era algo que exigiu a abertura do homem e o direcionamento de Deus, era um espaço para ser celebrada a Páscoa (libertação) do povo e outras festas religiosas. E, entretanto, tornara-se instrumento de dominação econômica (câmbio, taxas, etc.), política (manutenção do status quo), e religiosa (mais de 600 regras burocratizavam a adoração). Jesus inverte esta realidade, ele purifica o templo (exteriormente) expulsando os cambistas, mas também purifica o templo /pessoas (curando e libertando). Toda a ação em favor da vida é rejeitada pelo projeto daqueles que apostam na morte. É preciso coragem e perseverança.

Revdo. Leandro Antunes Campos
Santos/SP

Texto para Meditação
“Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus.” João 4:17b

Intercessão
Oremos pelos projetos de economia solidária e iniciativas ecumênicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário