domingo, 27 de março de 2011

3º Domingo da Quaresma

Salmo 95
Êxodo 17:1-17
Romanos 5:1-11
João 4:5-26(27-38)39-42

Deus dignifica toda vida

Encontros que dignificam a vida e encontros que degradam a nossa vida... As  leituras deste  terceiro domingo da  “Quadra da Quaresma” nos colocam neste conflito. 
O  elemento  central  que  gostaria  de  abordar  está  em  referência  à capacidade de cada um de nós de  fazer processos. A primeira boa notícia que estes textos bíblicos nos ofertam hoje é que, assim como a mulher Samaritana, cada um de nós, tem a capacidade intrínseca de fazer uma experiência de transformação com Cristo e em Cristo para configurar cada dia mais nossas vivências, nossos sonhos e anelos, nossos sentimentos, nossa racionalidade segundo aquele que hoje se nos  revela como Dom de Deus, como  fonte e água que brota para a vida eterna e,  finalmente, como Messias.
A mulher Samaritana, que arquetipicamente simboliza a não comunhão com Deus,  teve a ousadia de, no encontro com a pessoa de Jesus, transformar seus preconceitos e  fazer a experiência de um encontro que a humanizou. Vivamos a mesma ousadia, deixemo-nos encontrar por Jesus o Cristo e configuremos nossa vida segundo seu coração! 

Revdo. Dante Ariel Irrazábal Montero
Recife/PE


Texto para Meditação
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” João 4:10

Intercessão
Oremos pelas mulheres que vivem situações de opressão no mundo todo, e por leis e políticas sociais que permitam o exercício pleno dos seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário