domingo, 2 de janeiro de 2011

2º Domingo depois do Natal

Salmo 84
Jeremias 31:7-14
Efésios 1:3-6, 15-19a
Mateus 2:13-15,19-23

Fugindo para sobreviver

A narrativa evangélica da fuga para o Egito que hoje lemos, conforme o Evangelho segundo São Mateus, nos relata que José e Maria se mudaram para proteger seu filho. Hoje, muitas famílias mudam-se a procura de melhores condições de vida e, na maioria das vezes, pensando no bem dos filhos. Portanto, essa é uma condição muito humana que a família de Jesus teve que enfrentar. O que para nós é extremamente importante e encorajador, pois mostra que Jesus, o filho de Deus, participou da história da Salvação com todas as dificuldades da época, deixando claro que a encarnação foi para valer. Sempre me encantou esse grande significado do Natal, ou seja: a família de Nazaré protegeu seu filho para que se realizasse a salvação oferecida por Deus. Este fato é de suma importância para nós, no sentido de que eleva a natureza humana. Mostra também que a natureza humana foi capaz de receber Deus. Percebemos também que o fato de Jesus ter vivido e crescido num lar humano, faz deste lar uma casa de Deus, o que deve ser a vocação de todos os lares: serem lugares de tanta liberdade e amor, que até Deus ai se sinta em casa.

Revdo. Edison Rosa
Pelotas/RS

Texto para Meditação
“Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.” Salmo 84:3

Intercessão
Oremos por todas as famílias que necessitam migrar para longe de seu local de origem para poder oferecer uma vida mais digna e segura para seus filhos. Lembremos também aquelas que são obrigadas a viverem num local inseguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário