segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

S. João, Evangelista, Apóstolo

Salmos 93, 96 ou 34
Isaías 62:6-7,10-12
Hebreus 2:10-18
Mateus 1:18-25

Plenamente humano

(...) O autor recorre à imagem e a função de sumo sacerdote (2:15,17-18). Este perfil plenamente humano descrito como Irmão de muitos e sacerdote, é plenamente humano por passar pelo sofrimento, humilhação e alienação da morte, é, paradoxalmente, a ação de Deus (...) Esse Cristo não é alguém que foi promovido por Deus para ser herdeiro de tudo, mas é a sabedoria de Deus, por quem Deus criou todas as coisas (Hb. 1:2b). (...) A sabedoria é personificada e conversa com Deus, como que tem relação e comunhão especial (...). Pois o Deus que fala “sempre está mais pronto a ouvir do que nós a suplicar e nos dá mais do que desejamos ou merecemos”. E o Filho que pode entrar nessas condições humanas é o nosso Intercessor.

D. Sumiu Takatsu - em memória
Extraído de “Pão da Vida: comentários ao lecionário anglicano - Ano B.”
Porto Alegre: CEA, 2005.


Texto para Meditação
“Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.” Hebreus 2:17

Intercessão
Oremos pela plena consciência de termos um intercessor (que ora por nós) que conhece e participa profundamente da nossa humanidade, de nossa dor, de nosso sofrimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário