terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ambrósio, Bispo de Milão, 397

Salmos 26, 28 ou 36, 39
Isaías 5:3-17,24-25
I Tessalonicenses 5:12-28
Lucas 21:29-38

Vigiai e Orai

No evangelho de Lucas, mais uma vez Jesus nos adverte sobre a necessidade de estarmos vigilantes. Para Cristo, a vigilância e a oração, preparam a pessoa cristã para o dia do julgamento. A oração que o Senhor nos recomenda é a confiante e amorosa expectativa de Deus que está por vir na pessoa de Cristo. É dessa esperança que brota o desejo ardente de realizar, hoje, a vontade de Deus. O Reino de Deus já está acontecendo, é a conquista do bem, da vida, da comunhão com Deus, da solidariedade, da fraternidade, da partilha, da alegria. A figueira, assim como as demais arvores que são citadas na parábola frutificando, mostra que o verão se aproxima. Da mesma forma pode-se declarar que algo novo estará acontecendo na história quando a morte ceder lugar à vida, a escravidão abrir espaço à liberdade, a injustiça ser suplantada pela justiça, o ódio e a inimizade forem vencidas pelo amor e pela reconciliação. Este é o julgamento para o qual Deus no desafia; não o julgamento do medo, mas o julgamento da transformação amorosa, justa e solidária: “Louvado sejas Senhor, pela certeza da Tua chegada em nossa vida.”

Marinez Santos de Oliveira
Livramento/RS

Texto para Meditação
“Vigiai, pois a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que tem de suceder, e estar em pé na presença do Filho do homem.” Lucas 21:36

Intercessão
Oremos para que vejamos o julgamento de Deus não como ameaça, mas como fonte de esperança, neste mundo tão carregado de desamor e de injustiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário