sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Salmos 140, 142 ou 141, 143:1-11(12)
Zacarias 14:1-11
Romanos 15:7-13
Lucas 19:28-40

O jumentinho do Rei

Sei que montar em um jumento na época de Jesus evocava tradições antigas das juízas com Débora e dos juízes como Gedeão. Estas lideranças populares estavam presentes nas lendas e contos que a crianças aprendiam desde pequenas em Israel e que depois passaram para a Bíblia. Por isso quando o povo viu Jesus montado naquele jumentinho o identificou logo como um líder libertador e popular. Mas, e o jumentinho? O destino do jumentinho parece que tinha sido determinado por Deus, tanto que os discípulos não tiveram problemas em pegá-lo. O seu dono sabia que um “senhor” viria buscar este jovem animal. Será que o jumentinho sabia? Eu sou seguidora de São Francisco de Assis desde minha adolescência, mesmo que não pertença a nenhuma ordem específica. São Francisco foi visto como louco porque conversava com os passarinhos e aprendia deles. Pois me permitam conversar com o jumentinho e ver nele um modelo de discipulado de Cristo. Qual é nosso destino? Será que nos consideramos apenas jumentinhos, apenas animais de carga para servir outras pessoas tidas como “mais importantes”. Eu como funcionária pública sinto isso às vezes. No entanto, sei que, como aquele jumentinho, mesmo limitada, tenho um grande destino me esperando e fico atenta para quando alguém, em nome de Cristo, me diga: “vem o Senhor precisa de ti”.

Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“E, se alguém vos perguntar: Por que o soltais? assim lhe direis: Porque o Senhor precisa dele.” Lucas 19:31

Intercessão
Oremos para termos consciências de que todas as pessoas e todas as criaturas, somos importantes e temos papeis relevantes no plano de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário