sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Santa Tereza de Ávila, Priora, 1582 e Samuel Isaac José Schereschewky, Bispo de Shangai, 1906

Salmos 16, 17 ou 22
Eclesiástico 1:10,18-27
Atos 28:1-16
Lucas 9:28-36

Ser contemplativo na ação

Contemplação e ação se complementam. A cena do Evangelho vivida por Jesus, Pedro, João e Tiago retrata uma experiência de contemplação na qual Jesus transcende tudo, e assim tudo nele e a partir dele se torna luminoso, se faz caminho e se faz vida. A fé tem a capacidade de tornar iluminadas todas às coisas. A palavra, meditação e adoração, nos orientam na escolha do melhor caminho para a vida.
Jesus é a palavra encarnada de Deus e é dele, o filho amado, que aprendemos a superar os obstáculos que nos são colocados a cada dia à nossa frente.
Precisamos cuidar para que a acomodação não nos limite e nos coloque em um pseudo – falso - estado de tranqüilidade, como desejou Pedro, que querendo construir três tendas, queria permanecer naquele estado, imaginando que alcançaria uma aparente paz de espírito: distante do mundo e protegido de tudo.
Muitas vezes, nós, como Igreja acreditamos que essa prática é a ideal. Que o fato de simplesmente pertencermos a uma comunidade é suficiente para agradar ao Senhor e garantir a salvação. Na verdade, o que de fato agrada a Deus é a disposição que devemos ter para superar-nos em amor e generosidade.
Nosso ser e vida são instruídos para serem luzes num mundo que disputa poder, exclusividade e bens materiais. A Palavra de Deus, refletida em oração, é o instrumento para que a cada dia nos superemos em disponibilidade e serviço na construção do Reino. Superando-nos somos diferentes; superamos mágoas, conflitos pessoais e interpessoais, e toda sorte de miséria que assola o mundo e o afasta do projeto de Deus.

post. Itabira Jonas
Santos/SP

Texto para Meditação
“Mestre é bom ficarmos aqui, vamos fazer três tendas...” Lucas 9:33

Intercessão
Oremos, em ação de graças, por todas as pessoas que unem a força da oração à força do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário