domingo, 5 de setembro de 2010

16º Domingo de Pentecostes

Próprio 18
Salmo 1
Deuteronômio 30:15-20
Filemon 1-20
Lucas 14:25-33

Levar a Cruz

O Evangelho nos fala da necessidade de carregar a Cruz para seguir Jesus. Na Paróquia da Graça Divina em Viamão, onde fui pároco por doze anos, um paroquiano, já falecido, Nelson Feula, teve a idéia de fazer uma “cruz deitada”, isto é, uma cruz na posição em que Jesus a teria carregado. Ele pediu autorização para o pároco anterior e a colocaram escondida embaixo de uma escada. Ali ficou por anos. Um dia tivemos que fazer uma nova porta para o Salão Paroquial e, no meio do caminho, estava a cruz deitada. Então me perguntaram: “o que faremos com a cruz, reverendo?” Era uma boa chance de se livrar dela! Mas como a Igreja não tinha uma torre que a identificasse, eu disse, vamos colocá-la bem à vista, na frente da Igreja (onde havia uma parada de ônibus). Assim foi feito. A nossa Paróquia que era quase invisível passou a ser vista! Ganhou o apelido de “Igreja da Cruz Deitada”. Podíamos ter nos livrado desta cruz incômoda e desajeitada, no entanto, a carregamos, e assim viram que somos discípulos do mesmo Senhor que fez isso por nós! O que fará com sua cruz deitada?

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS

Texto para Meditação
“Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.” Lucas 14:26

Intercessão
Oremos para que não tenhamos vergonha de nossas cruzes, e que as carreguemos com o mesmo amor com o que Nosso Senhor Jesus Cristo a carregou por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário