domingo, 29 de agosto de 2010

15º Domingo depois de Pentecostes

Próprio 17
Salmo 112
Eclesiástico 10:(7-11)12-18
Hebreus 13:1-8
Lucas 14:1,7-14

Privilégios

Tem alguns candidatos que se aproximam das igrejas nos tempos eleitorais para ganhar adeptos dentro das comunidades e prestígio ou “imagem” fora delas. Outras pessoas enchem a boca e estufam o peito dizendo: “eu sou cristão” (como dizendo “eu sou bom” ou “eu sou melhor que aqueles que não são cristãos”). Nas nossas comunidades tem até quem tenha um lugar fixo no banco da igreja e “ai” que algum “estranho” venha se sentar ali. Essas tendências valem tanto para o clero quanto para o laicato. No entanto, na leitura nos recomenda a tomarmos sempre o último lugar! Jesus fez isso, entrando pela porta dos fundos da humanidade, nascendo em uma pequena cidade, em uma família comum, vivendo com um homem comum e morrendo como um marginal e inimigo do Império Romano qualquer. Quem se apressa a tomar o primeiro lugar e a se achar melhor por ser “cristão” está se esquecendo do Senhor que veio como último, para fazer dos últimos os primeiros.

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS

Texto para Meditação
“Serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.” Lucas 14:14

Intercessão
Oremos para que nossa fé seja sinal de acolhida, de boas vindas, de dignificação de todo ser humano, especialmente daquelas pessoas que são mais sofridas e excluídas em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário