quarta-feira, 28 de julho de 2010

Salmos 72 ou 119:73-96
Juízes 3:12-30
Atos 11:15-26
Mateus 27:45-54

Desamparo

O fato de Jesus recitar o Sl. 22 um pouco antes de morrer na cruz já deu lugar a muitas interpretações. O simples fato de Jesus, Filho de Deus, Verbo Encarnado, Deus-conosco, dizer “Senhor, por quê me desamparaste?” é um problema teológico. Como pode Deus se sentir desamparado por Deus? Claro, não podemos esquecer que, como diz o Credo Nicento, Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro ser humano! Portanto, este momento no diz que, não importando quão profunda e íntima seja nossa relação com Deus, é possível; nos momentos de grande sofrimento, nos sentirmos totalmente desamparados! Deus não fica bravo quando a gente o acusa de abandono. Deus sabe que estava ali conosco (e sempre esteve) mesmo nos momentos em que perdemos completamente a consciência de Sua presença. Estamos passando por um momento assim? Então, desafiamos Deus a nos mostrar sua presença, a nos dar um sinal de esperança no meio ao desespero. Passamos por um momento assim, então, falemos e compartilhemos isso com outras pessoas para que, quando a hora chegar, mesmo se sentindo desamparadas, não percam a esperança.

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS

Texto para Meditação
“E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Mateus 27:46

Intercessão
Oremos para que diante das crises, desgraças, sofrimentos e perdas, e quando nos sentimos desamparados não percamos a fé e a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário