domingo, 26 de julho de 2009

8º. Domingo depois de Pentecostes

Salmo 114
II Rs 2:1-15
Ef 4:1-7,11-16
Mc 6:45-52

Ver Deus internamente

Muitas vezes, por uma interpretação equivocada das Sagradas Escrituras, somos levados a buscar Deus a partir da experiência de um fato “fantástico”; de um “milagre extraordinário”. Então, a experiência que fazemos de Deus não ultrapassa o limite da análise daquele acontecimento perdido no meio de uma história do passado. Ela não alcança o coração de Deus. É como se o nosso olhar sobre o fato fosse de fora, analítico. No episódio do Evangelho de hoje, Marcos narra um acon-tecimento que permite olhar o Senhor internamente, olhar o seu coração e sua fidelidade para com as suas criaturas. No meio do mar revolto, os discípulos estão inseguros, como nós em determinadas situações da vida. Mas, é o Senhor quem caminha sobre o mar e vai ao encontro deles para tranqüilizá-los, fortalecê-los e encorajá-los: “Sou eu, não tenham medo!” disse Jesus. Jesus é Deus: é aquele que é, e sempre estará com seu povo. Diante disso ninguém deve temer nada, mas confiar sempre. O Senhor sempre vem em socorro daqueles que o buscam em espírito e verdade, indepen-dente do “mar em que se navega”. Dependendo da perspectiva do olhar é que veremos “o milagre” que se concretiza a partir do coração generoso de Deus; um Deus que age na história, fala através dela, renova a criação, faz o sol nascer a cada manhã, permite a vida, se alegra em cada abraço fraterno, se rejubila com a esperança, e se compraz com a solidariedade.
Itabira Jonas
“A terra estremece diante do Senhor ante a presença do Deus de Jacó.”
Salmo 114:7

Um comentário:

  1. Ao fazer um balanço em nossa vidas,constatamos quantos milagres Deus, em Sua misericórdia, tem feito por nós. Conta as benção, e verás surpreso quanto Deus já fez. Ligia Abdallah

    ResponderExcluir