domingo, 18 de dezembro de 2011

4º Domingo do Advento

Salmo 132;
II Samuel 7:4,8-16;
Romanos 16:25-27;
Lucas 1:26-38
Deus entre mulheres e homens
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. (Lucas 1:28)
A humanidade é composta, inevitavelmente de homens e mulheres. Já houve no passado que pensasse na possibilidade das mulheres serem meras “reprodutoras” em um mundo de homens. Recentemente, alguns setores do movimento feminista pensaram na possibilidade dos homens serem meros “reprodutores” em um mundo de mulheres. Qual seria melhor? Nenhum dos dois! O chamado de Maria, a posse da graça (agraciada), a presença junto dela e dentro dela, do Senhor, mostra, mais uma vez, que a humanidade só pode ser redimida, salva, ou libertada com a participação de mulheres e homens.
O culto a Maria não apenas um problema de imagens ou ícones. O problema é que ela fica desencarnada, ela não é mais “bendita entre as mulheres”, mas um ser celestial que não é mais “mulher”. Maria deve ser entendida “entre as mulheres”, assim como outros seguidores de Jesus estavam “entre os homens”. Desta forma, hoje, mulheres e homens podemos nos sentir parte de um novo tempo no qual Deus nos convida em igualdade de dignidade e amor, a participarmos da Sua graça e salvação.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Lucas 1:31
Intercessão
Oremos por todas as mulheres e homens, para que possamos, pela graça de Deus, superar as dominações, as discriminações e as exclusões e participarmos como humanidade de um novo tempo de vida e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário