sábado, 17 de dezembro de 2011

Salmos 55 ou 138, 139;
Zacarias 8:9-17;
Apocalipse 6:1-17;
Mateus 25:31-46
Liberdade, sim! Mas para quê?
Cada selo aberto é um “segredo” revelado. O segredo, que era bem evidente no tempo de João e das sete igrejas, é que a revelação de Deus não evitou a maldade humana!
A história mostra que Deus deu liberdade a humanidade para tudo, e foi usada pelos poderosos militarmente (daí a imagem de cavaleiros – sendo que o cavalo era uma poderosa arma de guerra, além do arco e da espada). Também a liberdade foi mal usada pelos poderosos economicamente (balança e produção no terceiro selo); para através da miséria e exploração: matar, destruir e fazer sofrer a parte fraca e pobre da humanidade.
No entanto, o objetivo final desta revelação é mostrar que, mesmo tendo acontecido tanta maldade, tudo fazia parte do grande aprendizado proposto por Deus para a humanidade através da história.
A pergunta é: aprendemos alguma coisa? Aprender é tomar para si, mas também é repartir. O que falamos para outras pessoas, o que fazemos e o que desejamos? Queremos ser também poderosos para destruir e matar? Queremos ser poderosos para esbanjar bens enquanto muitos vivem na miséria? Então, se aprendemos da revelação de João e das sete igrejas, vamos mostrar em nossa vida, na generosidade, na solidariedade, na busca constante da paz, aquilo que
verdadeiramente acreditamos.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. Apocalipse 6:9
Intercessão
Oremos para que em nossas vidas possamos mostrar a presença de Cristo como meio de transformação e superação de todas as relações de morte que dominam este mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário