segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

APRESENTAÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NO TEMPLO

Salmos 56,57,[58] ou 64-65; Isaías 51:17-23; 
Gálatas 4:1-11; Marcos 7:24-37.

A ousada reivindicação da mulher siro-fenícia

Os textos de hoje nos ofertam importantes ensinamentos, dentre os quais queremos destacar um, em especial: o Evangelho de Marcos, que trata de um pedido de cura para a filha de uma mulher siro-fenícia, de cultura e educação grega (pagã). O desenrolar da narrativa é bem marcante. Jesus inicialmente cria empecilhos para curar a filha da mulher, alegando que seria uma desperdíciotirar dos filhos (de Israel) e dar aos cachorrinhos (às pessoas pagãs).  
                           
O que mais chama a atenção é que a mulher não silencia com a resposta de Jesus. É talvez o único relato nos Evangelhos que Jesus não tem resposta para dar a uma pessoa. Ela diz que os cachorrinhos comem daquilo que sobra ou daquilo que é jogado fora da mesa.  Uma mulher, pagã (grega), de origem siro-fenícia, com uma filha enferma, tem uma lição a nos ensinar: é necessário ousar, mas também é necessário termos convicção de nossos direitos e sabermos reivindicá-los. Por outro lado, é necessário saber quando as reivindicações são necessárias e legítimas. No caso em questão, a ousada reivindicação da mulher oportunizou a Jesus se aperceber de que sua missão não contemplava apenas o povo judeu. 

Postulante David Pessoa de Lira
Revda. Diaconisa Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira. Recife PE

Texto para meditação
Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos. Marcos 7:28

Intercessão
Oremos por todas as mulheres e meninas que sofrem as mazelas de uma sociedade excludente e violenta, para que, com Jesus, experimentemos a conversão e vivamos o respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário