sábado, 24 de janeiro de 2015

Salmos 30,32 ou 42,43; Isaías 46:1-13; 
Efésios 6:10-24; Marcos 5:1-20

Piripaque

Em Marcos 5:1-20, ficamos sabendo de um homem que estava possuído por um espírito mal e é curado por Jesus. Vivemos num mundo e numa época que anualmente são classificadas novas doenças mentais. Pessoas de todas as idades, raças, gêneros, nacionalidades  sofrem de alguma forma de transtorno, o que as leva ao sofrimento e isolamento. Nem todos tem acesso a um bom terapeuta ou a um especialista que indique uma medicação adequada. No tempo de Jesus, havia muito preconceito contra aqueles que sofriam de doenças psiquiátricas, e até hoje isso ocorre. As pessoas são classificadas como loucas, dementes, retardadas. A sociedade teme pessoas assim, e muitos desejam o encarceramento dos doentes. O Movimento Antimanicomial luta por uma política pública de saúde mental digna, exigindo uma sociedade sem manicômios. Desta forma, o doente mental recebe atendimento adequado nos CAPS – Centro de atenção psicossocial, sem ser excluído da sociedade. Jesus, ao curar o homem possuído ordena que o mesmo permaneça entre os seus, numa clara demonstração de que ele não acreditava na exclusão dos doentes. 

Erica Furukawa
Psicóloga
São Paulo - SP

Texto para meditação
“Jesus, porém, não deixou. E em troca, lhe disse: “Vá para casa, para junto dos seus, e anuncie para eles tudo que o Senhor, em sua misericórida, fez por você”. Marcos 5:19

Intercessão
Oremos Por todos aqeueles que sofrem de transtornos psiquiátricos e necessitam de compreensão sobre a sua enfermidade, de atendimento adequado e de aceitação por parte da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário