sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

SÃO JOÃO, APÓSTOLO E EVANGELISTA

Salmo 92 ou 91:1-4,11-14; I João 1:1-9;
João 21:19b-24

Caminhar na luz

 Nas celebrações costumamos cantar uma canção africana que diz: “Caminhemos pela luz de Deus...” João em sua primeira carta revela: Quem anda em comunhão com Deus vive na luz. Quer dizer, vive no amor de Deus. Quem ama conhece a Deus. E Deus vive nele. Conhece sua Palavra, pratica seus mandamentos. No dizer do salmista a Palavra de Deus é “lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho.” Então caminhar na luz é nosso propósito, nosso desafio, nossa esperança. No hinário anglicano há um hino que toca o meu coração. “Benigna luz, vem nesta noite escura guiar-me além! Do lar eu vago longe sem ternura, meu Guia vem! Vem, com tua graça poderosa, guiar-me a mim, Até que toda a luta fatigosa eu vença, enfim; até rever, na luz da aurora infinda, semblantes que perdi e que amo ainda.”
               
Esses versos me trazem saudosas lembranças. Fiéis testemunhas de Cristo que parecem anjos, santos de Deus. Viveram intensamente evangelho. Sua experiência de fé fortaleceu minha piedade, muitas e muitas vezes enfraquecida pelos obstáculos da vida e por tantas contradições. Encorajaram-me entre tantos sustos e medos. E a luz que brilha em meio à escuridão da vida, do mundo. E assim sou encorajado a caminhar na luz, na luz de Deus que se faz presente no mundo. E bom saber que mesmo na escuridão não estamos sozinhos. Deus caminha conosco. E a luz que nos guia.

Dom Renato da Cruz Raatz
Pelotas RS

Texto para meditação
Se caminhamos na luz...estamos em comunhão uns com os outros... I João 1:7

Intercessão
Oremos por aqueles que vivem na escuridão da angústia, do sofrimento, de uma vida sem sentido, sem perspectiva, sem esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário