segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Hilda, Abadessa de Whitby, 680

Salmo 89; I Macabeus 3:1-24; 
Apocalipse 20:7-15; Mateus 17:1-13..

Hilda: usar a visão do céu para mudar a vida na terra

Hilda de Whitby é considerada uma das maiores mulheres da Inglaterra. Ela nasceu em uma cultura onde o principal negócio dos homens estava na guerra. No momento do seu nascimento, sua família vivia "de favor" - na verdade, eles haviam sido banidos. Seu tio-avô, Edwin, foi banido em 588 d.C por Aethelric, o rei da Bernicia seu vizinho. Sua mãe, Breguswith e seu pai, Hereruc,  estavam todos no exílio quando Hild nasceu. Em 616 d.C, Edwin matou Aethefrith, que era o filho de Aethelric e criou o reino de Northumbria como rei. Em 648 dC, ela estava prestes a deixar a Inglaterra, a fim de entrar para um mosteiro na França. Bispo Aidan (St. Aidan) a convidou a permanecer na Inglaterra e, em 649, a nomeou abadessa de um mosteiro duplo (um mosteiro de homens e mulheres). Hilda de Whitby restaurou a 'vida normal' e disciplina monástica, queria que as freiras e monges  crescessem em sabedoria e entendimento e assim ela enfatizou muito a educação. O mosteiro logo atraiu estudantes. Este mosteiro ficou conhecido tanto por sua espiritualidade quanto pela sua educação”.
                     
Hilda, vivendo em um mundo de guerra, teve a visão da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, da educação e sabedoria como chave para a Evangelização. As vezes, quando lembos a passagem da transfiguração pensamos apenas em coisas celestiais, mas porque não acreditar que assim como Moisés, Elias e Nosso Senhor, podemos transformar nossa própria realidade a semelhança da nossa visão do Reino de Deus?

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto. Salmos 89:14

Intercessão

Oremos para seguindo o exemplo de santa Hilda de Whitby possamos acreditar nos princípios da dedicação, da oração, da sabedoria e da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário