segunda-feira, 29 de julho de 2013

Maria e Marta de Betânia


Salmos 56,57 [58] ou 64.65; II Samuel 2:1-11; 
Atos 15:36-16:5; Marcos 6:14-29

A Palavra de Deus compromete quem a anuncia

Por mais histórico que se apresente este episódio de João Batista, no evangelho de Marcos, ele subjetiva e reflete a realidade dos que buscam a todo custo justificar pecados, omissões e transgressões. 
                  
O Batista representa a Palavra de Deus encarnada na história da humanidade: questionadora e interpeladora.  Percussora da mensagem de Jesus, o Batista aponta o caminho que Ele percorrerá: a busca do bem maior! O discurso que encanta e extasia uns, confronta outros, pondo em risco o anunciante da Palavra que conduz à liberdade.
                   
O cristianismo não é romântico, como pensam alguns. Ele é comprometedor. O cristão anuncia com a própria vida os desígnios de Deus para com a humanidade, por isso ele não se acomoda diante de situações que denigrem a dignidade humana, nem as adaptas a uma religiosidade de aparências, para acomodar egos e interesses pessoais. 
                     
O cristão no magistério da mensagem de Cristo anuncia e trabalha pela efetivação do Reino de Deus entre todos, mesmo que isto lhe custe tudo; “custe até mesmo sua própria vida”. 

Revdo. Itabira Jonas
Praia Grande SP

Texto para meditação
Herodes temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e até lhe dava proteção. Marcos 6: 20a

Intercessão
Oremos pelos que, comprometidos com a Palavra de Deus, anunciam a justiça e denunciam pecado estabelecido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário