Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2013.
“O que Deus exige de nós?”
Miquéias 6:6-8.
Salmos 68:1-20 ou 47; I Samuel 12: 16-25;
Apocalipse 22:12-14,16-17,20 ou Atos 16:16-34;
João 17:20-26.
O que Deus exige de nós?
A Semana de Oração pela unidade dos cristãos se inspira no profeta Miquéias que, vendo a infidelidade de Jerusalém e as inúmeras injustiças praticadas contra o povo e “santificadas” por aqueles que deveriam condená-las (sacerdotes, profetas e magistrados), pergunta: “O que Deus exige de nós?”. Neste caso é uma pergunta com resposta obvia: defender o direito e a justiça para todas as pessoas, em especial as mais pobres e vulneráveis.
Os textos para este Domingo nos falam sobre isso. O Salmo 68 nos diz: “O pai dos órfãos e o juiz das viúvas, é Deus em sua morada santa” (v.5). Portanto, a santidade de Deus está diretamente ligada à prática da justiça entre aos mais vulneráveis. O profeta Samuel adverte que se insistir em “praticar o mal” tanto o povo quanto o seu rei padecerão (1 Samuel 12:25). O livro de Apocalipse proclama o sonho e de um novo céu e uma nova terra, afirma: “para recompensar cada um segundo as suas obras” (Apocalipse 22:12b).
Deus não espera de nós que sejamos apenas “pessoas religiosas”, mas que sejam pessoas amorosas, dedicadas, solidárias, defensoras da Justiça e da Paz. Jesus não quer apenas que seus seguidores e testemunhas creiam, ele pede a Deus para que “o mundo creia” através do testemunho de amor que estas pessoas irão dar a partir da sua experiência de fé e de vida comunitária.
Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para meditação
Deus faz com que o solitário more em família, liberta os cativos. Salmo 68:6a.
Intercessão
Oremos para que nossa vida religiosa e de adoração a Deus seja uma fonte inesgotável de amor ao próximo e de desejo e busca da justiça e da paz para todas as pessoas em todos os lugares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário