domingo, 17 de março de 2013

5º Domingo da Quaresma - (Patrício, Bispo e Missionário da Irlanda,461).


Salmo 126; Isaías 43:16-21; 
Filipenses 3:8-14; Lucas 20:9-19 

Aprender a lição de Deus

         Na juventude dedicamos, ou precisamos dedicar, uma grande parte de nosso tempo ao aprendizado. Isso não significa que depois não devamos continuar fazendo isso. Realmente o que diferencia uma pessoa com propostas novas e transformadoras de outra que está morrendo, é a capacidade de aprender. Deus passou milênios querendo nos ensinar de diversas formas. 
              A primeira lição veio da própria natureza. Na Bíblia não diz como o fogo foi dominado pela humanidade. Porque essa, e outras muitas lições, aprendemos diretamente da natureza. Ainda hoje a natureza é uma fonte inesgotável de aprendizado para a humanidade. No entanto, a lição mais básica a gente, em termos gerais, não aprendeu, pois destruímos a natureza ameaçando nossa vida e toda a vida na terra.
            A segunda lição veio de atos de libertação, quando Deus interveio na nossa história, como descreve o texto do livro de Isaías. Mas, também não aprendemos e continuamos a fazer as mesmas maldades das que fomos libertados. 
          A terceira lição veio da encarnação, quando Deus se fez humano para nos mostrar como fazer tudo aquilo que não tínhamos aprendido antes. Mesmo assim ainda custamos a aprender. Queremos nos adonar de tudo, até de Deus, e usar sua revelação para nosso lucro! Mas, ainda há tempo! A escola não fechou e podemos aprender estas três grandes lições.

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Mas ele, olhando para eles, disse: Que é isto, pois, que está escrito? A pedra, que os edificadores reprovaram, Essa foi feita cabeça da esquina. Lucas 20:17

Intercessão
Oremos para que as lições deixadas por Deus na criação, nos seus atos de libertação e salvação e, especialmente em Cristo, sejam por nós aproveitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário