domingo, 13 de janeiro de 2013

1º Domingo após a Epifania - (Hilário – Bispo de Poitiers, 367).


Salmo 89; Isaías 42:1-9; 
Atos 10:34-38; Mateus 3:13-17. 

Ser batizado

As pessoas em nossa igreja são geralmente batizadas quando bebês. Podemos dizer que “nascem” em uma família cristã e anglicana. Vão crescendo com esta identidade mais ou menos forte conforme o grau de compromisso que a sua família tem com a comunidade de fé. No melhor dos casos as comunidades oferecem “escola dominical” ou “catequese” permitindo que, assim como o fazem em todos os outros campos do conhecimento, vão aprendendo o conteúdo da fé no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e Seu Reino. Mas, um dia, em algum momento depois dos 11 ou 12 anos, chega a chamada “adolescência” ou “puberdade”. Este período da vida traz um verdadeiro “tzunami” físico e psicológico. Não é que tudo o que foi feito antes não sirva para nada, mas certamente, não é suficiente para responder às perguntas que nos fazemos nesta etapa de nossas vidas.
           Um paroquiano, ouvindo mais uma vez as queixas de que “não há jovens na igreja”, me disse: “eu não entendo de que tanto falam, o próprio Jesus sumiu aos 13 e só apareceu aos 30”.  Sendo assim, precisamos reafirmar o batismo com adolescentes e jovens! Isto é, precisamos lhes dar a oportunidade de questionar sua fé a partir dos seus próprios sentimentos. Não os abandonando! Mas, estando juntos para ajudar. Não fazer nada “pelas” pessoas jovens, nem “para” as pessoas jovens, mas com as juventudes, e aprender o que cada geração em sua redescoberta da fé tem a nos ensinar!

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir a justiça. Mateus 3:15b.

Intercessão
Oremos para que saibamos acolher as pessoa adolescentes e jovens com suas inquietações e motivações e junto com elas aprendamos novas formas de Evangelização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário