sexta-feira, 19 de agosto de 2011


Salmos 140,142 ou 141, 143:1-11(12)
II Samuel 19:24-43
Atos 24:24-25:12
Marcos 12:35-44
Deus não quer nossas sobras
A pergunta desconcertante de Jesus expõe como é restrito e pequeno o pensamento religioso. Deus não tem religião, é anterior e maior que qualquer religião. Podemos ver sua presença na cultura humana, mais ele não cabe dentro dela, seria como colocar o Mar dentro de um copo. O Messias esperado era uma expectativa divina, realizada no humano, mas anterior, e eterno. Jesus é para nós cristãos essa encarnação Divina e, como seguidores e seguidoras dele, somos messias (enviados/as de Deus) para o Mundo. Jesus manda ter cuidado com os religiosos, porque estes diminuem a experiência Divina a regras sócias, morais, de vestes, ou de comportamento. Já a verdadeira experiência Divina, é profunda, radical, e de total dependência de Deus, como o exemplo da viúva, que dá tudo o que tem. Essa é a espiritualidade exigida por Deus: a partilha confiante e dependente da misericórdia de Deus. Assim não devemos entregar ao Senhor a sobra do que temos, seja o nosso tempo, talento, ou o tesouro (dinheiro), mas partilhar com alegria o que d'Ele recebemos.
Revdo. Marcos F. Barros de Souza
Belém PA
Texto para meditação
Ó Deus Eterno, eu sei que tu defendes o direito dos pobres e a causa dos necessitados. Salmo 140:12
Intercessão
Oremos por toda as pessoas que assumem a vontade de Deus, para que recebam seu ânimo e sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário