domingo, 29 de maio de 2011

6º Domingo da Páscoa

Salmo 148
Isaías 41:17-20
I Pedro 3:8-18
João 15:1-8

Caminhar atrás de Jesus

Toda a Palavra  revelada através do ministério de Jesus, mostra-nos que o mais importante na conversão do(a) cristão(ã) é o seguimento, isto é, é ser discípulo(a), d'Ele. Algo que nós, os batizados, não entendemos muito bem ou não conseguimos expressar em atitudes. O Salmo 146:13 afirma. 
“Louvem o nome de Javé: o único nome sublime!”, como sendo o caminho para chegar a  intimidade com Deus. 
Essa intimidade passa pela adoração, ação de graças e louvor. Quando isso ocorre começamos ter a sensibilidade necessária para entender o que significam as palavras do profeta Isaías quando disse: “transformarei o  deserto  num  lago  e  a  terra  seca  em minas  de  água”  (v.18).  Essa experiência foi vivida nas primeiras comunidades cristãs como aparece na 1ª Carta de Pedro, a carta  respira um clima de alegria, de  fraternidade e de  esperança  quando  convida  os  membros  da  comunidade  a promoverem atitudes que os tornem portadores das bênçãos de Deus: “sejam  compassivos,  cheios  de  amor  fraterno,  misericordiosos  e  de espírito humilde”  (v.8). O deserto no contexto bíblico é  lugar e ambiente de dor, sofrimento e dificuldades, mas  também de aprendizado. São este  tipo de experiências que, na perspectiva da  fé,  levam-nos a  reconhecer a Presença e a Graça de Deus em nossas Vidas. A gratuidade e Libertação que somente o Deus Revelado em Jesus Cristo pode proporcionar. O evangelho segundo João, nos chama a estar unidos a Jesus para darmos bons  frutos.  Significa  que  devemos  andar  atrás  de  Jesus  e  nos comprometermos  com  a  sua Vida  e Ministério;  sendo  os  ouvidos,  os olhos, a voz, os pés e as mãos de d'Ele. Proclamando, Testemunhando e Servindo aos mais enfraquecidos e entristecidos que parecem estar  longe de  nossa  realidade,  mas  na  verdade  estão  muito  próximos. 

Revdo. Paulo Roberto Duarte
Araranguá/SC

Texto para Meditação
“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.” João 15:4

Intercessão
Lembremos dos solitários, das pessoas que sofrem da enfermidade da solidão e das instituições  que por diversas razões estão estéreis sem dar mais frutos; para que unidos a Cristo possamos frutificar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário