segunda-feira, 28 de março de 2011

Salmo 80 ou 77, [79]
Jeremias 7:1-15
Romanos 4:1-12
João 7:14-36

Responsáveis da justiça pelos pobres

O Culto é ao Deus da Vida ou não é culto autêntico! O  texto que o Profeta  Jeremias  nos  “provoca”  hoje  tem  a  profundidade  e  a centralidade do Deus que se nos  revela, se nos oferta, desde o Primeiro Testamento como o Deus da Vida.
O conhecimento semita é concreto. Portanto o povo hebreu participe destas categorias epistemológicas: vê no  forasteiro, no órfão e na viúva a personificação do pobre. O Profeta é explícito: não é suficiente o louvor ao Templo e no Templo, como presença de Deus, se a vida do pobre é quebrantada e não valorizada como espaço privilegiado de encontro e  relação com o Senhor  (YHWH).
A boa notícia que este Palavra de Deus  traz para nós hoje é o convite de Deus a sermos responsáveis, apelados e convocados a fazer o culto autêntico ao Deus que é Vida no Pobre. O Pobre apela, no seu rosto, à irredutibilidade da vida humana.
Que nosso culto verdadeiro encontre no apelo da vida violentada a resposta da Fé que se transforma em luta por estruturas e Vida digna e justa para  todos e  todas.

Revdo. Dante Ariel Irrazábal Montero
Recife/PE


Texto para Meditação
“Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo; Se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, Eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.” Jeremias 7:5-7

Intercessão
Oremos pelas pessoas pobres me todo o mundo e por todos os movimentos sociais de luta por justiça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário