segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Salmo 89
Isaías 63:1-6
I Timóteo 1:1-17
Marcos 11:1-11

A verdadeira sabedoria

Sempre fiz uma crítica muito dura nos meus tempos de seminário aos colegas que buscavam nos textos teológicos pura e simplesmente a razão de viver e estruturar a sua fé, pelo menos exteriormente, pois como diz o texto de I Timóteo 1.7: “pretendem passar por doutores da lei, mas não sabem nem o que dizem nem o que dogmatizam”. Se estruturar neste tipo de dogmatização teológica como um estereótipo é mais uma vez confirmar o que diz o próprio texto de Paulo “isto não ajuda em nada para construir o projeto do Reino de Deus” que deve ser o centro de nossa missão.
Certa vez conversando com um paroquiano semi-analfabeto tive uma das mais fantásticas experiências de teologia bíblica que jamais esqueci, e olha que já se passaram mais de 25 anos. Fazendo uma visita a este paroquiano ele me ensinou o que é olhar realmente para a Bíblia, não como um livro a ser consultado sempre que buscamos uma forma rígida de comportamento a ser seguida. Ele me ensinou a olhar a Bíblia com atenção, com humildade, buscar nela o que deve ser sua temática central, ou seja, o amor incondicional de Deus por nós que deve ser refletido em nossas relações diárias. Só assim estaremos vivendo o verdadeiro sentido teológico e dogmático da Bíblia.

Revdo. Ismael Hultado
Andradas/MG

Texto para Meditação
“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.” I Timóteo 1:5

Intercessão
Oremos para que nosso coração esteja cada vez mais aberto para aceitar com humildade as lições de amor que o Pai nos oferece através das Santas Escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário