quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Leituras para “Teólogo e Professor”
Salmos 119:89-96
Provérbios 3:1-7
I Coríntios 3:5-11
Mateus 13:43-47

A grande oportunidade

Um tesouro estava oculto num terreno... Encontrar tesouros era uma grande sorte que movia o pensamento, como também hoje, a loteria leva muita gente a sonhar. Tal coisa acontecia raramente, mas não se podia negar essa possibilidade, pois, na antiguidade não havia banco, e a proteção contra o roubo era enterrar o tesouro. Havia a possibilidade de o proprietário não poder contar aos seus herdeiros onde o tesouro foi escondido antes de morrer. Na parábola que encontrou o tesouro foi a diarista (...) Achou o tesouro e escondeu-o (...) Na história da – outra - parábola o comprador estava à procura de pérolas. No entanto, não esperava encontrar uma pérola desse valor. Na primeira parábola o tesouro é encontrado inesperadamente, e na segunda, após uma grande procura. No entanto, essa diferença não tem importância. Ainda permanece a diferença entre a riqueza e a pobreza (...) Arriscar tudo em função de uma oportunidade ímpar é o que une a parte da figura – sentido simbólico – e a parte da realidade – sentido prático (...) Assim se partir da parábola para a situação histórica em que ela foi contada, pode-se perceber que correr esse risco era necessário (...) Nos indica a oportunidade única, isto é, a proclamação do Reino.

D. Sumiu Takatsu - em memória
Extraído do texto “Eta Linemann: parábolas como forma de comunicação”

Texto para Meditação
“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” Mateus 13:44

Intercessão
Demos graças a Deus por todas as pessoas do clero e laicato que se dedicam ao estudo da teologia, à educação cristã e a catequese, em especial, para que possamos seguir o exemplo e dedicação humilde de D. Sumiu Takatsu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário