domingo, 6 de setembro de 2009

14º Domingo de Pentecostes

Salmo 119:33-48
Ez 33: (1-6)7-11
Rm 12:9-21
Mt 18:15-20

A busca da verdade através do diálogo fraterno e comunitário

Onde há duas ou três pessoas reunidas em nome de Jesus ele está, conforme sua promessa. Mas, onde se reúnem duas ou três pessoa há também muitos problemas de relacionamento e compreen-são. Boas partes das cartas do apóstolo Paulo tratam de problemas comunitários. Na leitura deste do-mingo aparece algo semelhante a uma oração, que o apóstolo faz em favor da comunidade: “que o amor fraterno vos uma com mútua afeição, rivalizai na mútua estima” (Rm 12:10). A Comunhão Anglicana se diz unida por laços de mútua afeição, não por confissões de fé ou aparelhos legais. No entanto, como é difícil rivalizar nisso! Muito mais fácil é ficar de mal, viver na desconfiança mútua, impor nossa vontade unilateralmente ou usar abusivamente da autoridade. O Evangelho nos mostra que o único caminho para superar as dificuldades de relacionamento e encontrar a verdade de Deus no meio dos conflitos é o diálogo. Jesus aconselha que primeiro se deve ter uma conversa particular com a pessoa, ouvir o que tem a dizer, tentar compreender e amá-la em seu direito de ser alguém e ter um pensamento. Quantas vezes quando fui direto para a pessoa perguntar sobre o que tinha dito ou feito tudo ficou ali mesmo resolvido. Eu mesmo, em uma ocasião falei algo de uma pessoa para outra, a terceira pessoa falou então com a primeira e, durante um desentendimento entre eles, lhe contou o que eu tinha dito. Como a conhecia há muitos anos ela me chamou, me contou o acontecido e me perguntou se eu tinha dito aquilo. Então, eu disse: “Sim, eu disse, e me arrependo”. Outras vezes as coisas tem que ser tratadas em um grupo maior, como na Junta Paroquial ou no grupo de Mulheres ou Jovens, deixando que todos possa falar e ouvir. Então, Jesus está livre para agir e se manifestar, ali, onde duas ou três pessoas estão dispostas a viver a verdade em Seu Nome.

Humberto Maiztegui Gonçalves

“Eis que tenho desejado os teus preceitos;dá-me vida na tua justiça.”
Salmo 119:40

Nenhum comentário:

Postar um comentário