quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

NATIVIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO



Salmos 2,85 ou 110,132; Zacarias 2:10-13;
I João 4:7-16; João 3:31-36

Nasce Jesus, brilha a Glória de Deus

O convite é para meditar na profecia de Zacarias.  A palavra-chave está no v. 12: “A Glória me enviou”. Justamente a glória de Deus se revela quando quem está humilhado, oprimido, reduzido à servidão, escravizado, recebe o anúncio de libertação. Quem estava disperso, enfraquecido, finalmente se reúne e, assim, se fortalece. A continuação do texto vai dizer que a grande revelação é que Deus vem habitar no meio de Seu povo (v.14). O anúncio da libertação é palavra gloriosa, divina, cheia de luz como Deus mesmo é. Pode acontecer conosco de novo o que antigamente se deu com o povo de Deus libertado de seus opressores do império da Babilônia. Outros impérios podem cair na história. Qual a razão de Deus insistentemente, através de seus profetas, manifestar o desagrado pela opressão e anunciar outra possibilidade para o povo¿ O texto tem uma frase preciosa: “Quem toca em vós, toca na menina de meu olho” (v.13). Toda a Bíblia, no Primeiro e no Novo Testamento, dá testemunho do amor e da opção de Deus pelos pobres, oprimidos e humilhados. Neles a criação está degradada. O Natal é a prova cabal: o Filho de Deus, Jesus, nasce entre os pobres, entre aqueles para os quais “não há lugar”... São os pobres que levantam diante de toda a sociedade a denúncia viva do desamor e o apelo a converter-nos a amar. É justamente este o tema da 1Jo 4, 7-16: a prática do amor é o critério para saber se somos de Cristo.   

Dom Sebastião Armando Gameleira Soares – Recife PE

Texto para meditação
“Quem toca em vós, toca na menina de meu olho” (v.12)

Intercessão
Oremos para ter luz gloriosa nos olhos para contemplar Jesus nos pobres a nosso redor.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Véspera do Natal




Salmo 45,46; Isaías 35:1-10;
Apocalipse 22:12-17,21; Lucas 1:67-80.

“Outro mundo é possível”, urgente e necessário

Às vésperas do Natal nos é dado antever a maravilha do propósito de Deus: o povo é chamado à alegria; a glória de Deus se revela na beleza do mundo transformado; as pessoas se fortalecem e se levantam do desânimo porque sentem a proximidade da salvação de Deus; as pessoas sentem-se restauradas em sua integridade e a natureza se refaz (Isaías 35: 5-7); os caminhos do povo serão sem perigo, a alegria será companheira, “a dor e os gemidos cessarão”... Que poema maravilhoso! Dele vem a inspiração para nossa prática de gente que deseja ser fiel a Deus. A Comunhão Anglicana diz que nossa missão é proclamar a Boa-Nova por gestos e palavras. Anunciamos o Evangelho para que as pessoas se convertam e aceitem os valores e critérios de vida de Jesus.
                      
Daí nasce a Igreja, pela fé, o batismo e a convivência comunitária pela qual nos fortalecemos uns aos outros. E a Igreja é para nos levar à solidariedade mediante serviços de amor a quem necessita, à luta para transformar as estruturas injustas da sociedade e ao esforço por zelar pela conservação e expansão da vida na terra. A Igreja é para servir o mundo, trabalhando pela transformação da sociedade em nome de Jesus, pela força de Seu Espírito, para a glória de Deus.

Dom Sebastião Armando Gameleira Soares – Recife PE (reeditado)

Texto para meditação
“Fortalecei as mãos abatidas, revigorai os joelhos cambaleantes!” (Isaías 35:3)

Intercessão
Oremos para que nós, a Igreja, sejamos corajosamente fieis à tarefa que Deus nos entrega.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014



Salmo 66,67 ou 116,117; Isaías 11:10-16;
Apocalipse 20;11-21:8; Lucas 1:5-25

A Igreja deve ser sinal para as nações

O profeta alarga seu olhar à universalidade das nações. A ação de Deus não se refere só a um povo, mas todos os povos se acham envolvidos no drama da salvação e na luta de Deus contra as potências que dominam o mundo. O texto indica que o propósito de Deus se realiza não só mediante a religião, mas por muita luta política e social no seio das nações, a ponto de a confusão ser impressionante. O texto de Ap 20:11- 21,8 completa o quadro de Isaías ampliando o horizonte da ação salvadora de Deus com um belíssimo poema. Isto significa que a luta pela transformação do mundo não se pode reduzir ao esforço apenas local. Sem dúvida, temos de lutar a partir de nosso pequeno lugar (família, ambiente de trabalho, município...). Mas temos de pensar e também lutar “globalmente”. A justiça é uma questão internacional. Tudo é um todo articulado. O que acontece num país afeta o mundo inteiro.
                       
A opressão é um projeto bem articulado de dominação mundial. Por isso, também as lutas de transformação têm de ser organizadas mediante ações solidárias entre todas as nações. O mundo é um só. Nunca foi tão verdade a palavra “ecumenismo” (todos os povos habitam a mesma “casa”). A Igreja deve ser como “sinal entre as nações” mostrando na prática a possibilidade do amor como unidade nas diferenças.

Dom Sebastião Armando Gameleira Soares – Recife PE (reeditado)

Texto para meditação
“Haverá um caminho para o resto do povo...” (Apocalipse 20:16)

Intercessão
Oremos pelas pessoas que se organizam e lutam corajosamente por um mundo melhor, e pela Igreja.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014



Salmos 61,62 ou 112,115; Isaías 11:1-9;
Apocalipse 20:1-10; João 5:30-47.

Nossa tarefa é recriar o paraíso dos sonhos de Deus

Temos aqui uma das profecias mais lindas da Bíblia. Isaías anuncia a ação do Espírito de Deus. Ora, o Espírito é como o vento, ar que inspiramos para viver. Com isso, o profeta  quer dizer que o Espírito age enquanto nos inspira e encoraja, e assim nos provoca a fazer o que Deus quer realizar no mundo. Agimos com a energia divina em nós para restabelecer a justiça. O fruto da justiça será a paz, a harmonia entre todas as criaturas. Sentimos no texto o entrelaçamento de economia (sociedade humana) e ecologia (totalidade da criação). Sim, porque quem perturba sobremaneira o equilíbrio do mundo somos nós, os seres humanos. Só teremos equilíbrio quando a economia (a lei que impomos à “casa”, oikos=eco quer dizer “casa”; “nomos” é lei) respeitar a “lógica da casa” (ecologia). Aí, sim, o mundo será como o paraíso descrito em Gênesis 1-3.
                                    
Nossa tarefa é lutar para que seja assim. Lutar inspirados pelo Espírito de Deus (Ap 20: 1-10). Vale a pena meditar calmamente sobre a frase final no v. 9, a experiência de Deus nos invadindo como se fosse enchente, a terra toda cheia de Deus “como as águas enchem o mar”. O grande sinal da harmonia universal é a Criança no centro do poder: guiando os rebanhos e brincando com toda segurança com os animais selvagens...  Eis o sonho de Deus.

Dom Sebastião Armando Gameleira Soares – Recife PE (reeditado)

Texto para meditação
“A terra ficará cheia do conhecimento (experiência) de Deus como as águas enchem o mar”  Apocalipese 20:9

Intercessão
Oremos para que Deus nos dê inspiração e coragem para lutar pela transformação do mundo.