sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO


Salmos 140,142 ou 141,143:1-12; Zacarias 14:1-11; 
Romanos 15:7-13; Lucas 19:28-40.

Deus se fez Senhor de todos os povos

A Bíblia nunca nega o fato do povo judeu, ou povo de Israel, ser o povo eleito de Deus. Mas, o que significa ser “eleito”? Se lermos a Bíblia com atenção também poderemos perceber que ser “povo eleito” só teve duas vantagens: a libertação do Egito e a posse da terra prometida. No mais, o povo hebreu, israelita ou judeu, sofreu por não ter seguido os princípios de libertação e vida. Parte da terra foi perdida (ou nunca conquistada definitivamente) logo no início. Perderam a liberdade e viveram mais de 40 anos no exílio e durante séculos viveram sob a tutela dos impérios assírio, babilônico, persa, grego e romano. O templo dedicado a Deus, feito “sob medida” foi completamente destruído, reconstruído e destruído novamente (em 70 depois de Cristo) para nunca mais ser edificado. Portanto, a eleição não resultou em privilégios, mas em serviço: o povo eleito não foi um fim, mas um meio. Na leitura da carta aos Romanos, o apóstolo Paulo diz exatamente isso. Jesus veio como judeu, para servir aos judeus, mas através do povo judeu estendeu a salvação a todos os povos! Você, eu, e todas as pessoas que aceitamos Cristo participamos desta eleição; mas para quê? Não para gozarmos de privilégios (sendo assim perdermos tudo), mas para servir o nome de Cristo, sua libertação, preservamos a vida e levarmos vida a todas as vidas!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm n'Ele , a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo! Romanos 15:13.

Intercessão
Oremos para que não usemos nossa fé como privilégio, mas como serviço e missão, que todas as bênçãos sejam instrumentos em nossas mãos para levar o nome de Cristo a mais pessoas.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Salmos 131,132,(133) ou 134,135; Zacarias 13:1-9; 
Efésios 1:15-23; Lucas 19:11-27.

Não paro de agradecer a Deus

O apóstolo Paulo escreve à comunidade de Éfeso elogiando a fé que estas pessoas desenvolveram em Cristo Jesus! Principalmente pelo amor que une toda a comunidade. O elogio se transforma, então, em permanente ação de graças a Deus! Nós tendemos a dar graças por “coisas” que recebemos, ou por “recuperar” a saúde, o emprego, a amizade e até o amor. Mas, devemos cuidar para desenvolver a capacidade de graças pelas pessoas que Deus colocou em nossas vidas, em nossos caminhos, pelos belos exemplos que elas nos dão, pelos desafios que elas nos apresentam, ao tempo que, como o apóstolo; oramos por elas. Muitos de nós fazemos isso, com certa facilidade, pela nossa família (quando não há conflitos muito acentuados). Mas, fica mais difícil quando pensamos em nossa comunidade da Igreja, onde já nem todos nos agradam tanto. Fica ainda mais difícil se pensamos no ambiente de trabalho, na vizinhança do bairro ou da cidade, nas autoridades eclesiásticas, nos governos, etc. É verdade que nem todos provocam em nós elogios semelhantes aos de Paulo aos Efésios; mas será que por isso não são dons de Deus dignos de agradecimento? Façamos, neste DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS, que atitude agradecida estimule um olhar cada vez mais compreensivo, amoroso, terno, solidário e misericordioso para com todas as pessoas, e oremos sempre uns pelos outros.

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
A Igreja é o Corpo de Cristo, ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares. Efésios 1:23.

Intercessão
Agradeçamos pelo amor que nos une em Cristo, agradeçamos pela vida que compartilhamos e pelos desafios e alegrias que as benções de Deus semeiam entre nós.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Salmos 119:145-176 ou 128,129,130; 
Zacarias 12:1-10; Efésios 1:3-14; Lucas 19:1-10.

Subir na árvore

A história de Zaqueu tem dado muito que falar. Um homem rico, injusto que, visitado por Jesus, se converte espontaneamente, dando a metade de tudo o que tem aos pobres e devolvendo quatro vezes mais tudo o que tinha ganhado injustamente. Mas, essa história começa encima de uma árvore! Zaqueu, rico, teve a humildade de subir em uma figueira brava para ver Jesus passar pela cidade de Jericó. Ali estava a semente da conversão, foi aí que Zaqueu revelou um coração bom escondido sob uma couraça de riquezas e culpas. Quando Jesus o viu encima da árvore, com suas roupas elegantes e seu olhar curioso, então lhe disse: “Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar em sua casa” (Lucas 19:5c). Quem não tem um pouco de Zaqueu? Quantas couraças, culpas e interesses pessoais, nos afastam de Deus? Quantas vezes olhamos com preconceito às pessoas mais ricas? Jesus está passando ali onde você está. A pergunta é: fará o esforço de se humilhar para subir na árvore? Está querendo mesmo ver Jesus ou vai esperar outra ocasião mais cômoda e confortável? A árvore de Zaqueu não era nobre, era uma figueira brava. Sua árvore pode ser uma casa humilde, uma igrejinha pequena, um banco duro, um dia chuvoso, uma estrada ruim... Mas, saiba que, se assumir este desafio, ouvirá de Jesus: “Amigo, amiga, hoje preciso ficar em tua casa”!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
De todo coração eu clamo a ti, responde-me Senhor! Salmo 119:145.

Intercessão
Oremos para que todas as pessoas, como Zaqueu, deixem que seu coração as aproxime de Jesus com gestos de entrega e humildade, de forma que a salvação chegue a todas as casas.

terça-feira, 27 de novembro de 2012


Salmos 121,122,123 ou 124,125,126; Zacarias 11:4-17;
I Coríntios 3:10-23; Lucas 18:31-43.

Loucamente sábios!

O texto da carta do apóstolo Paulo aos Coríntios inicia advertindo a todos nós sobre o tipo de construção que faremos sobre o alicerce de Cristo. Refere-se a um Templo, mas este Templo é a nossa vida e a vida das outras pessoas! Como construir com materiais que resistam ao fogo? A resposta é não seguir os critérios comuns, que regem o resto do mundo. Por mais louco que pareça, a construção de Cristo deve ser diferente (mesmo que isso nos assuste um pouco). Nem são critérios meramente pessoais, com ele mesmo diz, não é Paulo, Apolo ou Pedro que importam; porque todos pertencem a Cristo e Cristo a Deus! Como estamos construindo? É verdade que tanto em nossa família quanto na Igreja, ou na Sociedade, nem sempre nossas construções têm dado certo. Mas, por quê? As pessoas saudosistas dizem “na época de fulano é que havia fé verdadeira”, outras pessoas acham que a solução é “mudar tudo”, porque são elas - geralmente personalistas - que agora vão resolver todos os problemas que antes as outras pessoas não conseguiram resolver. Outras ainda acham que nada vai adiantar, e se preocupam apenas com o sustento próprio, seguindo o lema: “cada um por si e Deus por todos”. Loucura é superar todas essas alternativas. Loucura é respeitar o que nos deixaram as pessoas do passado, inclusive com seus erros, e pedir a Deus a devida orientação para sermos dignos do que recebemos! Loucura é mudar com amor, com diálogo, com transparência. Loucura é pensar que a única solução definitiva é o que Deus faz em nossas vidas!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Pois tudo aquilo que este mundo acha que é sabedoria, Deus acha que é loucura. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Deus pega os sábios nas suas espertezas”. I Coríntios 3:19.

Intercessão

Oremos pela verdadeira sabedoria, aquela que vem de Deus, aquela que gera respeito, amor, diálogo, unidade, vida e paz, e que constrói um mundo melhor para todas as pessoas.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Salmo 106; Zacarias 10:1-12; 
Gálatas 6:1-10; Lucas 18:15-30.

Crianças pobres

As crianças pobres “em situação de rua”, isto é, abandonadas pela família, pela sociedade e pelo estado, nos questionam sobre muitas coisas. Outras crianças pobres, nem sempre abandonadas, mas vivendo em situação de miséria e carência, econômica, afetiva, etc; nem todas pobres, mas principalmente as pobres, também nos questionam! Podemos olhar essas crianças como o fizeram os discípulos. Não nos sentindo “envolvidos” por estas situações. Depois de tudo não temos culpa das crianças viverem assim! Não temos porque aceitar que nos incomodem e até nos desrespeitem. Temos coisas importantes a fazer e queremos paz! Principalmente na Igreja! Não foi assim que reagiram os discípulos diante daquelas crianças que suplicavam pela benção de Jesus? Por que será que Jesus testou o jovem rico perguntando se, além de cumprir os mandamentos, daria tudo aos “pobres”? Há outra forma de encarar o que as crianças pobres indicam para nós. A forma de Jesus é: “deixem elas vir” e “ofereçam tudo o que vocês têm”. Deixar vir é deixar de lado outras prioridades e, pelo menos por um momento, deixar Jesus somente para elas! Oferecer tudo é partilhar, dar amor, dar nossos dons, dar orientação. O resto é a benção de Deus agindo no meio de nós: crianças do Senhor!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus. Lucas 18:27b.

Intercessão
Oremos por todas as crianças pobres em diferentes situações, para que Deus nos inspire, anime e oriente no convívio amoroso com todas as crianças, aprendendo delas o caminho do Reino.

domingo, 25 de novembro de 2012

26º Domingo após Pentecostes (Próprio 29)


Salmo 93; Jeremias 23:1-6; 
Apocalipse 1:4-8; João 18:33-37.

Liderança

O problema da liderança é tão antigo quanto a humanidade. Houve, em Israel, conforme a avaliação do profeta um liderança que levou o povo à ruína, perderam tudo o que tinham, foram espalhados e perderam a dignidade. Essa liderança sofreu junto! Foram as elites de Israel que foram para o exílio na Babilônia. No entanto, a promessa de Deus (que é a LIDERANÇA MAIOR), era reunir todo o seu povo novamente, com novas lideranças preocupadas com a segurança e com a paz. Essa nova liderança, por sua vez - afirma Deus – será, por sua vez, guiada por um grande líder: um Messias (isto é, Ungido ou Cristo). Quem já tem mais de quarenta anos (o tempo do deserto e do exílio), já viu muita coisa. Sabe que há lideranças boas e ruins. Mas, quem aproveitou bem esses anos, também sabe que ele ou ela nem sempre foi uma boa liderança da sua própria vida. Para todas essas situações é que Jesus se apresentou a nós para nos “pastorear”. Podemos usar apenas critérios “deste mundo”, como aqueles presentes nas perguntas de Pilatos a Jesus no evangelho. Podemos, por outro lado, olhar para Deus e resistir com fé quando estamos no exílio, aceitar o desafio de liderarmos melhor nossas vidas, a igreja e sociedade, sendo sempre orientados por Cristo e, em tudo, manter firme a esperança de que Deus permitirá que venham dias melhores para todos!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Quando isso acontecer, o povo de Judá ficará seguro, e o povo de Israel viverá em paz. Esse rei será chamado de “Senhor, nossa salvação”. Jeremias 23:6.

Intercessão
Oremos para que sejamos boas lideranças de nossas vidas, sempre sob a orientação de Cristo, e que diante das dificuldades nos mantenhamos firmes na fé, na esperança e no amor.

sábado, 24 de novembro de 2012


Salmos 107:33-43, 108:1-13 ou 33; Malaquias 3:13—4:6; 
Tiago 5:13-20; Lucas 18:9-14.

Benignidade de Deus

Porque a tua benignidade se estende até aos céus, e a tua verdade chega até às mais altas nuvens.Salmo 108:4

Uma mulher que trabalhava no supermercado onde eu faço compras. Ela me cumprimenta pelo nome. Ela se lembra de coisas como onde eu viajei ou algo que eu compartilhada sobre o meu trabalho ou minha família. Eu não sou o único, ela faz isso com outras pessoas também. Ouvindo ela falar com outros clientes percebi que era atenta com eles, quanto comigo. É incomum que um empregado da loja consiga reconhecer os clientes, e ainda mais incomum lembrar dos seus nomes. Esta mulher era extremamente amável. Ela cuasava tal impressão em mim, que só me levou algumas semanas para que eu me lembrasse do nome dela também. Agora nós cumprimentamos pelo nome. Logo vou olhando para ela quando chego na loja. Eu sorrio para mim mesmo (provavelmente ela pode ver do lado de fora, também). Quando entro na loja e vejo que ela está olhando na minha direção eu sorrio. Quando eu vejo como ela ilumina os rostos das pessoas, que são tomadas de surpresa por alguém que está falando com elas, penso o que seria se todos nós fizéssemos isso com as pessoas que encontramos. A benignidade de Deus é assim.

Avante Dia a Dia
(traduzido e adaptado de: http://forwardmovement.org)

Texto para meditação
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.Lucas 18:14

Intercessão
Oremos para que em gestos simples e amáveis, como os das crianças, possamos espalhar a benignidade de Deus.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

(Clemente, Bispo de Roma, 100)


Salmos 102 ou 107:1-32; Malaquias 3:1-12; 
Tiago 5:7-12; Lucas 18:1-8

Questão de justiça

Esta é uma questão de justiça comum. Nós lutamos contra o apartheid na África do Sul, apoiados por pessoas de todo o mundo, porque os negros estavam sendo responsabilizados e obrigados a sofrer por algo contra o que não podiam fazer nada - a nossa pele. É o mesmo com a orientação sexual. É um dado. Eu não poderia ter lutado contra a discriminação do apartheid e também não posso lutar contra a discriminação que os homossexuais suportam, mesmo em nossas igrejas e grupos religiosos. Estou orgulhoso de que na África do Sul, quando ganhamos a chance de construir nossa própria constituição nova, os direitos humanos de todos foram explicitamente consagrados em nossas leis. Minha esperança é que um dia este será o caso em todo o mundo, e que todos tenham direitos iguais. Para mim essa luta é uma túnica sem costura. anti-apartheid era uma questão de justiça. Luta contra a discriminação contra as mulheres é uma questão de justiça. Luta contra a discriminação com base na orientação sexual é uma questão de justiça.

Arcebispo Emérito Desmond Tutu
(Extraído do livro “Deus não é cristão”,
disponível em: http://www.huffingtonpost.com)

Texto para meditação
E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Lucas 18:7

Intercessão
Oremos para que tanto nas igrejas quanto na sociedade as pessoas sejam reconhecidas e tratadas dignamente do jeito que são, sem discriminação nem preconceito.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012


Salmos 105; Malaquias 2:1-16; 
Tiago 4:13—5:6; Lucas 17:20-37.

Santidade e luz

Um garotinho foi à igreja uma vez com sua mãe e sobre o altar no santuário havia uma luz vermelha. O pregador continuou por um tempo muito considerável e o menino virou-se para sua mamãe e perguntou: "Mamãe, quando ela ficar verde podemos ir para casa?". As crianças, por vezes, dizem as coisas mais estranhas. Em uma ocasião quando contei a história da mulher de Ló que olhou para trás e foi transformada em um pilar de sal, um rapaz respondeu: "Ah, isso não é nada quando estava dirigindo o nosso carro a mãe olhou para trás e se transformou em uma árvore". Em outras ocasiões, eles podem fazer observações esplendidamente perceptivas. Uma vez, quando um menino foi levado para ver vitrais e janelas em uma igreja e foi lhe dito que os nomes sob elas eram de santos, ele saltou, "Ah, então santo é alguém que deixa a luz entrar". Como foi simplesmente soberbo! Bonita descrição para alguém santo: "Alguém que traz a luz".

Arcebispo Emérito Desmond Tutu
(Extraído e adaptado do sermão proferido no Colegio Lancing,
22 de Maio de 2007)

Texto para meditação
Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Lucas 17:24

Intercessão
Oremos por novas janelas que permitam que a luz de Deus chegue a nossas vidas e ao nosso mundo.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012


Salmos 101,109:1-30 ou 119:121-144; 
Malaquias 1:1,6-14; Tiago 3:13—4:12; Lucas 17:11-19.

Mortes evitáveis

Deus não vai atender o seu culto, sua suplica, se as suas mãos estão cheias de sangue, o sangue de seus irmãos e irmãs que morreram em guerras que eram evitáveis. Demonstre seu arrependimento pela forma como você trata os mais vulneráveis: o órfão, a viúva, o estrangeiro. Quando você é rei sobre este povo, e este Deus dá-lhe a justiça divina, use-a para que a prosperidade venha prevalecer, e vai prevalecer, porque como rei, você julgar corretamente, se você julgar corretamente, especialmente tratando os pobres com equidade, você estará fazendo a justiça aos pobres, e você livrará ao necessitado quando chora e ao pobre ser humano que não tiver quem lhe ajude. Se você se compadece dos desamparados e necessitados e se salva a vida dos pobres. Quantos de nossos governos podem passar neste teste rigoroso: E se perguntar a si mesmo: "como você lidou com os pobres"....

Arcebispo Emérito Desmond Tutu
(Extraído e adaptado do sermão proferido na Catedral de Southwark,
Fevereiro de 2004. Disponível em: http://jmm.aaa.net.au/articles/12039.htm)

Texto para meditação
Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.Tiago 3:18

Intercessão
Oremos para que nossa adoração não sirva para nos omitir, ou
para justificar o injustificável, mas para promover a solidariedade
e a partilha com as pessoas mais pobres e excluídas.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Zumbi dos Palmares, 1695; DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Salmos 97,99,(100) ou 94(95); Habacuque 3:1-10(11-15)16-18; 
Tiago 3:1-12; Lucas 17:1-10.

Deus ama todas as pessoas por igual

Ser participantes da natureza divina significa que nos tornamos mais e mais semelhantes a Deus, tratando a todos com uma mesma dignidade, mesmo aqueles que consideramos maus. Para você saber, mesmo os piores como os Shipmans, Saddam Husseins, Bin Laden - que pode não gostar dele - permanecem os filhos de Deus. Este Deus, que permite brilhar o sol sobre os bons e maus; que faz cair a chuva sobre todos, para todos, e nós, que queremos ser como Ele, somos convidados a perdoar, assim como Deus nos perdoou em Cristo, perdoar até mesmo os que nós consideramos ser imperdoavéis. Para ser como este Deus, que não desiste de ninguém, que nos ama, não porque somos amáveis??, mas que nos tornamos amáveis apenas porque Deus nos ama. Deus nos ama com um amor que não vai nos deixar ir, um amor que nos amou antes de nós formos criados, um amor que nos ama agora, um amor que vai nos amar para sempre, pelo mundo sem fim. Um amor que diz de cada um de nós: "Eu te amo, você é precioso e especial para mim, eu te amo como se fosse o único ser humano na terra, eu te amo e não há nada que você possa fazer para me te amo mais porque eu já te amo perfeitamente.

Arcebispo Emérito Desmond Tutu
(Extraído e adaptado do sermão proferido na Catedral de Southwark,
Fevereiro de 2004. Disponível em: http://jmm.aaa.net.au/articles/12039.htm)

Texto para meditação
E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.Lucas 17:4

Intercessão
Oremos para que o amor prevaleça sobre a vingança, ou o ódio, e que sempre lembremos do amor incondicional de Deus para com todas as pessoas.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012


Salmo 89; Habacuque 2:1-4,9-20;
Tiago 2:14-26; Lucas 16:19-31.

Muitas pessoas trabalhando pela Paz

As mesmas pessoas que marcharam pelos direitos civis nos Estados Unidos, são as mesmas pessoas que protestaram contra o apartheid na África do Sul, que são as mesmas pessoas que trabalharam para a paz na Irlanda, e são as mesmas pessoas que lutaram contra a escravidão por dívida no 'Jubileu' do ano 2000, que são as mesmas pessoas bonitas que eu vejo quando olho em volta deste lugar hoje à noite em 360 graus. Nós somos aqueles povos. NÓS somos a mesma pessoa. Porque nossas vozes foram ouvidas por milhões de nossos irmãos e irmãs que estão vivos graças ao milagre dos remédios da AIDS e remédios contra a malária. Ahhhh! Eles serão os médicos, eles serão os enfermeiros, eles serão os cientistas que vão viver para resolver grandes problemas. Sim, há muitos obstáculos. Claro, sempre há bloqueios de estradas no caminho da justiça. Mas Deus vai colocar um vento nossa volta e uma estrada que vai em frente, se trabalharmos com os outros como UM ...

Arcebispo Emérito Desmond Tutu
(Extraído e adaptado do discurso na turnê 360º do grupo U2,

Texto para meditação
Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar. Habacuque 2:14

Intercessão
Oremos pela união entre todas as pessoas que através de manifestações políticas, culturais e religiosas promovem a Paz no mundo.

domingo, 18 de novembro de 2012

25º Domingo após Pentecostes (Próprio 28) - (Hilda, Abadessa do Mosteiro de Whitby, 680).


Salmo 145:8-14; Daniel 7:9-14; 
Hebreus 10:11-18; Marcos 13:24- 32 

E hora de promover a Paz!

Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. Marcos 13:33

É sempre animador participar de um evento (...) que fornece a evidência dos esforços de muitas pessoas que trabalham por um mundo melhor. O mundo precisa de pessoas como estas. Ele precisa de pessoas que estão determinadas a acender uma vela, ao invés de simplesmente amaldiçoar a escuridão. Estes esforços de solidariedade são mais necessários do que nunca. Muitas vezes somos lembrados de que ainda há muito a fazer, e estamos assustados com a gigantesca tarefa que se avizinha. Sabemos que, tragicamente, enquanto estamos aqui sentados milhares de homens, mulheres e crianças perderam a vida neste pedaço de terra. Mas é nesta terra que o grito pela paz soou mais alto.

Arcebispo Emérito Desmond Tutu
(Extraído e adaptado do discurso na manifestação pela Paz Mundial,
Maio de 2009. Disponível em: http://www.tutu.org)

Texto para meditação
Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta. Hebreus 10:16

Intercessão
Oremos para que Deus fortaleza em nós a esperança e o compromisso com a Paz para todas as pessoas em todos os lugares.

sábado, 17 de novembro de 2012


Salmos 87,90 ou 136; Joel 3:9-17; 
Tiago 2:1-13; Lucas 16:10-18.

Igualdade e diferença diante de Deus

A Carta de Tiago nos chama a atenção sobre uma tendência que, pelo que vemos, já existia desde os primeiros tempos da Igreja Cristã: tratar diferentemente pobres e ricos. Isso acontece, em primeiro lugar, porque reproduzimos o que a sociedade injusta que produz essas desigualdades promove. Vivemos no mundo é, até como Igreja, precisamos nos sustentar financeiramente, por isso uma pessoa que pode contribuir com mais dinheiro ou bens parece mais importante que aquela que contribui com trabalho, dedicação, presença e com menor quantidade de dinheiro e bens. No entanto, como explica Tiago, o principio da igualdade é o do mandamento “amar o próximo como a ti mesmo” (Tiago 2:8 e Mt 21:39). Igualdade é saber que todas as pessoas devem tratadas com a mesma dignidade e respeito com a que gostaria de ser sempre tratado. A mãe de todas a contribuições é o amor, uma igreja que vive o amor tem tudo o que precisa e muito mais!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Mas se fazeis distinção de pessoas cometeis pecado e lei vos acusará de transgressão. Tiago 2:9.

Intercessão
Oremos para que acreditemos no poder do amor como caminho
de Deus para superarmos todas as discriminações.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012


Salmos 88,91 ou 92; Joel 2:28-3:8;
Tiago 1:16-23; Lucas 16:1-9.

Fé sem “ágio”

O texto de Lucas nos mostra uma contradição. Diante da desconfiança do patrão, o administrador percebe que corre o risco de ser demitido a qualquer momento. Na época o administrador vivia do “ágio”, isto é, de um valor a mais cobrado dos devedores do seu patrão. A parábola serve para os religiosos da época de Jesus que cobravam taxas e exigiam oferendas e sacrifícios pelos pecados do povo (isto é, aos devedores de Deus). A reforma protestante se insurgiu contra esta prática na venda das “indulgências” que eram pagamentos pelo “perdão” dos pecados para financiar grandes obras religiosas. Hoje, igrejas de origem “protestante” voltam a querer “vender” perdão e benções cobrando o “ágio” aos devedores. No entanto, aquele administrador resolveu renunciar ao seu lucro em favor da amizade! Chamou cada devedor e o perdoou sem cobrar nada! Desta forma pensou: “mesmo que meus erros provoquem minha demissão terei amigos!”. Será que existe a igreja certa e puramente verdadeira? Alguns acham que sim e continuam cobrando altos “ágios”. Nós que estamos na dúvida preferimos perdoar os devedores.

Elaine Michele Escaravajal Nascimento
Alvorada/RS
(reeditado Sementes 12.11.2010)

Texto para meditação
Eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos. Lucas 16:9

Intercessão
Oremos pelos dons da misericórdia e da generosidade como expressão do amor de Deus em nossas vidas.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012


Salmos 23,27 ou 85,86; Joel 2:21-27; 
Tiago 1:1-15; Lucas 15:1-2; 11-32.

Reencontro

A parábola revela os conflitos de diversas famílias em nossas comunidades, o valor do reencontro do filho que estava perdido e que, em busca de uma certa “liberdade”, quebrou os laços familiares e saiu para uma nova vida, encontrando pela frente as drogas, prostituição, violência, ganância, rejeição entre outros. O filho depois de perder tudo, inclusive sua dignidade, lembra do pai, e resolve voltar. A esperança nasce da consciência de que este pai vai acolher e atender a seu pedido, mesmo que, pelos seus atos, solicite apenas ser tratado como um de seus empregados. O pai misericordioso dá um grande valor ao reencontro, o valor do resgate, o filho da vida de um filho que estava perdido foi achado; por isso recepciona o filho com uma grande festa. Não há cobranças, não há “eu te disse”, não há desconfiança, há apenas amor e alegria! A alegria na terra é também alegria no céu, quando um filho amado reencontra o Pai misericordioso que é Deus. Certamente uma grande festa acompanha este reencontro, pois Deus sente uma grande alegria quando um pecador se converte. Em nossas comunidades, e famílias, será que estamos preparados para festejar o valor do reencontro, dando uma grande festa para o filho amado que estava perdido e foi achado? Ou vivemos a desconfiança do filho que “certinho” que não entende a atitude do pai?

Elaine Michele Escaravajal Nascimento
Alvorada/RS
(reeditado Sementes 11.11.2010)

Texto para meditação
E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou (...). Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. Lucas 15:20,24

Intercessão
Oremos para que o Pai amoroso nos prepare para o reencontro com os irmãos e irmãs, filhos e filhas, que por qualquer razão ou circunstância estavam perdidos, que a alegria supere o rancor e o preconceito.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Salmos 119:97-120 ou 81,82; Joel 2:12-19;
Apocalipse 19:11-21; Lucas 15:1-10.

Busca

Para os fariseus Jesus era um fora da lei, embora fosse um grande conhecedor da lei, não a interpretava como seus opositores. Jesus falava e comia com pecadores, pecadoras e cobradores de impostos, o que na época era considerado uma grande ofensa à lei. Jesus com toda sua misericórdia tentava mostrar qual é o real sentido do Reino de Deus, que é a busca pela comunhão com todas as pessoas. Um pastor tendo cem ovelhas perde uma, sabendo que a ovelha perdida fica desprotegida longe de seu rebanho, ele deixa as noventa e nove para procurar pela ovelha perdida. O que parece um total absurdo para a lei do “custo-benefício” é o princípio inclusivo do amor de Cristo. Cristo demonstra todo seu amor e misericórdia por todos os seus filhos e filhas, deixando-nos a certeza que nunca desiste de um sequer. Como igreja, família, em nossas atividades pastorais, em nosso dia a dia de trabalho, devemos sempre pensar nas nossas ovelhas perdidas e nos perguntar o que Jesus, o nosso pastor amado, faria por elas. Nosso lugar, é o lugar de ovelhas, devemos, portanto, deixar que Deus pastoreie a nossa vida, em campos seguros, e devemos nos alegrar quando, aparentemente, se afasta de nós para ir buscar apenas uma que se perdeu.

Elaine Michele Escaravajal Nascimento
Alvorada/RS
(reeditado Sementes 10.11.2010)

Texto para meditação
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Lucas15:6

Intercessão
Oremos por todas as ovelhas perdidas que esperam Jesus através do trabalho solidário e pastoral da Igreja, que tenhamos amor e paciência, para admitir a necessidade de nos desacomodar.

terça-feira, 13 de novembro de 2012


Salmo 78; Joel 1:15-2:2(3-11); 
Apocalipse 19:1-10; Lucas 14:25-35

Renunciar a tudo e ser sal

Este pedido de Jesus, ou melhor, esta exigência de Jesus, de renunciar a tudo é chamada por um estudioso do “movimento de Jesus” de “radicalismo itinerante”. Isto é, o Evangelho precisava chegar rapidamente a muitas pessoas e não podia haver “amarras” que impedissem isso, nem sequer pai ou mãe (que os mandamentos mandam honrar), nem esposo ou esposa, nem filhos ou filhas, nem irmãos ou irmãs, e nem mesmo a própria vida! Será possível tal entrega? Bem, tudo depende de como a interpretemos! Certamente o Evangelho de amor não pode nos tornar inimigos das nossas famílias. Esta interpretação não é condizente com a mensagem geral do Evangelho. Se fosse assim ninguém poderia viver em família e ser uma pessoa cristã. Mas, não podemos usar nossas ligações familiares como escusa para não levar adiante o Evangelho. Pelo contrário, somos chamados e chamadas a evangelizar primeiro, e permanentemente nossas relações familiares! O mesmo com a nossa vida. Ela não deve ser desprezada por causa do Evangelho, mas vivida no e para o Evangelho. Então sentiremos que Deus em Cristo é tudo em nós e seremos Sal! Estamos fazendo isto?

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Pòrto Alegre RS

Texto para meditação
Bom é o sal, mas se o sal se estragar com que se há de salgar? Lucas 14:34.

Intercessão
Oremos para que sejamos Sal em nossas famílias, nos entregando inteiramente a Cristo e Seu Evangelho, nos misturando como o tempero se mistura aos alimentos.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012


Salmo 80 ou 77, 79; Joel 1:1-13;
Apocalipse 18:15-24; Lucas 14:12-24.

Convite

Nesta parábola Jesus nos chama a sonhar com um banquete do Reino, aqui e agora, onde os principais convidados serão os cegos os coxos e os pobres, cujo objetivo não será a troca de favores ou cortesias. Onde todos sem exceção terão lugar e vez na mesa. Os convidados serão aqueles que têm esperança e confiam na construção de uma nova casa como algo possível. Este é o projeto do Reino que devemos seguir, um lugar onde não haverá excluídos e onde a real importância não vai ser dada para o lucro (pelo ter) mais sim pela humanidade comum como obra prima de Deus (pelo ser). Felizes dos que reconhecem suas limitações e aceitam o convite ao banquete de amor que Cristo tem preparado para cada um, cada uma, de nos, através da Palavra, da Comunhão, da Oração, da Adoração e do partilhar em comunidade de serviço e amor. Que possamos estar preparados para dizer “sim” ao Seu convite.

Post. Elaine Michele Escaravajal Nascimento
Alvorada RS
(reeditado Sementes 08.11.2010)

Texto para meditação
Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos. Lucas 14:13-14

Intercessão
Oremos por humildade e espírito de amor e serviço, de forma que nas nossas comunidades, e no agir cotidiano, expressemos o sentido inclusivo e festivo do convite ao Banquete do Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo.

domingo, 11 de novembro de 2012

24º Domingo de Pentecostes (Próprio 27)


Salmo 146; I Reis 17:8-16;
Hebreus 9:24-28; Marcos 12:38-44.

Entrega Total

O amor é a regra básica para as relações entre as pessoas e com Deus. Jesus diz: “O primeiro mandamento é este: Ame ao Senhor seu Deus de todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. O segundo mandamento é este: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.” Acreditar nisso e viver assim é como antecipar o Reino, pois essa é a vontade expressa de Deus em Jesus. Os doutores da Lei queriam testar Jesus. Mas apenas conseguem que Ele lhes ensine sobre Deus, o Pai. E o ensino de Jesus é o mesmo até hoje. O amor continua sendo o sentimento que rege o mundo: o amor de uns pelos outros deve ser de partilha e o amor a Deus deve ser de entrega total. Aí está o segredo para a felicidade! Quando nos desprendemos de nós mesmos, Deus nos acolhe por completo e não permite que nada nos falte. Essa entrega é de confiança. Assim deve ser vivido o amor humano, também. Se todos amassem aos outros como amam a si mesmos, a vida frutificaria de forma plena e abundante.

Loide Matos Montezano
Pelotas RS - (Reeditado 20.08.2009)

Texto para meditação
“Ó Israel, confia no Senhor, desde agora e para sempre.” Salmo 131:4

Intercessão
Permite, Senhor, que alimentados pela Tua Graça, entreguemos diariamente nossas vida a Ti, em sacrifício vivo e santo.

sábado, 10 de novembro de 2012


Salmos 75,76 ou 23,27; Eclesiástico 51:1-12
Apocalipse 18:1-14; Lucas 14:1-11.

O certo e o conveniente

Jesus reclamou contra uma ação elogio como autopromoção. Ele repreendeu aqueles que comiam com seus amigos ricos, a fim de se divertir com eles ou para receber seu apoio. Dar com um propósito egoísta não é cristão, não pode mesmo ser considerado “dar”. Isto é importante numa época em que é dada muita ênfase a "conhecer as pessoas certas", "ter contatos", e jogar com aqueles que podem te "alavancar". Você já fez alguma coisa, porque era a coisa certa, mesmo quando você sabia que seria renunciar a conseguir algo desejado? Sugerimos então que ore para que Deus implante dentro de você o desejo de fazer o que é certo, não apenas o que é conveniente. Ore para que ele venha ajudá-lo a amar a todos e para que você evite "usar" as pessoas.

Avante Dia a Dia
(traduzido e adaptado de: http://forwardmovement.org)

Texto para meditação
Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 14:11

Intercessão
Oremos pela verdadeira espiritualidade que coloca Deus acima
de nossos interesses egoístas.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Salmos 69 ou 73; Eclesiástico 50:1,11-24
Apocalipse 17:1-18;Lucas 13:31-35.

Símbolos de Fé

Estamos aqui mergulhando nas entranhas do livro do Apocalipse, e estas imagens não são para os fracos de coração. Os números simbólicos, prazos e detalhes geográficos, sugerem que a mulher nesta passagem é a cidade de Roma. A Bíblia frequentemente usa a imagem de uma prostituta para se referir a pessoas infiéis. No Antigo Testamento geralmente é Israel, mas aqui é a cidade capital de um império gentio. Não tente identificar estas imagens sangrentas com as nações modernas (você teria que distorcer o texto para torná-lo apto a tal leitura). Pondere em vez, quão trágico e destrutivo é alinhar-nos com "a besta" que visa constituir-se em oposição ao "Senhor dos senhores e o Rei dos reis." Onde hoje está a besta afirmando-se, hoje? Onde está a besta em sua vida pessoal? E na vida da igreja? Na arena da política? Por quais sinais reconhecemos a besta e como identificamos o impostor? Por quais sinais reconhecemos o Rei dos reis? Você precisa optar por um ou outro?

Avante Dia a Dia
(traduzido e adaptado de: http://forwardmovement.org)

Texto para meditação
Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição. Apocalipse 17:2

Intercessão
Oremos para que o Espírito Santo nos oriente em nossas escolhas pessoais, eclesiais políticas, de forma que fiquemos do lado do Rei dos reis.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

(Todos os Santos, Santas e Mártires da Comunhão Anglicana). (SÃO MIGUEL E TODOS OS ANJOS ; Têmporas)


Salmos (70), 71 ou 74; Eclesiástico 44:1-15
Apocalipse 16:12-21; Lucas 13:18-30

Um novo desafio de ser Igreja

Jesus sabia e disse que viver fielmente não seria fácil. Nós, que somos jovens ou de meia-idade vamos descobrir isso de maneira que nossos anciãos nunca conheceram. O Cristianismo era uma religião aceita no passado. Mas não será assim nos próximos anos. Por quê? Em primeiro lugar, estamos entrando em uma época altamente científica, em que haverá grande e rápida mudança. A igreja tem sido geralmente demorada e, mudar- na verdade, ele resiste ativamente a mudança. Mas agora temos que ir em frente. Em segundo lugar, a igreja está começando a se envolver no mundo de uma forma que gerações passadas nem conheciam e nem aprovavam. Às vezes parece que estamos vivendo dias parecidos aos de nossos iniciais quando o fim de uma era estava se aproximando e uma nova era estava nascendo. Fora da antiga religião dos judeus, veio um grupo pequeno, mal equipado, ressentido, e perseguido. Mas, eles viveram uma vida nova e íntima com Deus. A porta para esta vida era estreita, mas através dela Deus criou uma coisa nova para o seu povo. Parece que Deus pode agora estar fazendo isso de novo.

Avante Dia a Dia
(traduzido e adaptado de: http://forwardmovement.org)

Texto para meditação
Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.Lucas 13:24

Intercessão
Oremos para que saibamos entrar pela porta estreita que é o desafio de ser Igreja no século 21.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Salmos 72 ou 119:73-96; Eclesiástico 43:23-33
Apocalipse 16:1-11; Lucas 13:10-17.

Solidariedade concreta

Um líder da sinagoga apontou para a mulher com o espírito mau. Para ele, ela não era nada, mas apenas uma lição. Ele repreendeu Jesus, salientando que há momentos adequados para a cura e que o sábado, dia de descanso, não é um deles. Jesus, porém, ignorou as regras porque ali havia alguém em necessidade. Nem se dedicou a filosofar sobre como as pessoas tinham precedência sobre o princípio do descanso ou fez um sermão sobre como as necessidades específicas são mais importantes do que as causas abstratas. Ele simplesmente curou a mulher. Uma das maneiras de manter as pessoas ao alcance é colocando-as em grupos. Então eles se tornam abstrações: idosas, jovens, etnias, nacionalidades, grupos políticos (conservadores, liberais). Sempre que se encaixam as pessoas em grupos ("Você sabe como eles são!"), nos protegermos contra os encontros pessoais que podem parecer ameaçadores para nós, mas que são essenciais para o amor cristão. É impossível amar uma abstração. Jesus disse à mulher: "Você estás livre da tua doença".

Avante Dia a Dia
(traduzido e adaptado de: http://forwardmovement.org)

Texto para meditação
E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. Lucas 13:13

Intercessão
Oremos para que nosso amor se dirija às pessoas concretas e não apenas a grupos abstratos.

terça-feira, 6 de novembro de 2012


Salmos 61,62 ou 68:1-36; Eclesiástico 43:1-22
Apocalipse 14:14-15:8; Lucas 13:1-9.

Minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Salmo 62:1,5.

Eu casei quando estava na faculdade. O meu tempo encheu-se de atividades com meu filho. A televisão, o cinema, a música, os livros, os esportes, os projetos - tudo girava em torno de meu filho. Enquanto meu marido participava da cultura pop dos anos 80. Mas também eu lembro vividamente da minha família se dirigindo para a igreja nas manhãs de domingo todos esses anos. O carro estava cheio quando iamos à igreja. Além de nós havia famílias ou casais, eu notava mais os adultos - rostos inexpressivos olhando para a frente, sem falar. Eu ansiava por uma conversa adulta, imaginava todas as coisas que gostaria de discutir durante o passeio, em vez de ir em silêncio. Mas agora que eu fui casada por um longo tempo, eu sei que há um silêncio confortável, um que vem de conhecer e amar uma pessoa tanto que as palavras não têm de ser faladas de forma contínua. Deus se sente assim em relação a nós. Ele aprecia o tempo que levamos para sentar com ele em silêncio confortável, permitindo que nossa alma se conecte com ele.

Avante Dia a Dia
(traduzido e adaptado de: http://forwardmovement.org)

Texto para meditação
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro. Apocalipse 1:11a

Intercessão
Graças a Deus pelos momentos de silêncio nos quais podemos nos comunicar com Cristo.