quinta-feira, 31 de maio de 2012


Salmo 37; Provérbios 21:30-22:6;
 I Timóteo 4:1-16; Mateus 13:24-30.
Viver em comunidade: joio e trigo crescem juntos
Mateus 13, 24-26: A situação: joio e trigo crescem juntos. A palavra de Deus que faz nascer a comunidade é semente boa, mas dentro das comunidades sempre aparecem coisas que são contrárias à palavra de Deus. De onde vêm? Esta era a discussão. Mateus 13, 27-28a: A causa da mistura que existe na vida. Um inimigo fez isso. Quem é este inimigo? O inimigo, o adversário, Satanás ou diabo (Mt 13, 39), é aquele que divide, que desvia. A tendência de divisão existe dentro de cada um de nós. O desejo de dominar, de se aproveitar da comunidade para subir e tantos outros desejos interesseiros são divisionistas, são do inimigo que dorme dentro de cada um de nós.
Mateus 13, 28b-30: A reação diferente diante da ambigüidade. Diante dessa mistura do bem e do mal, alguns queriam arrancar o joio. Pensavam: “Se deixarmos todo o mundo dentro da comunidade, perdemos nossa razão de ser! Perdemos a identidade!” Queriam expulsar os que pensavam de modo diferente. Mas esta não é a decisão do Dono da terra. Ele diz: “Deixa crescer juntos até a colheita!” O que vai decidir não é o que cada um fala e diz, mas o que cada um vive e faz. É pelo fruto produzido que Deus nos julgará. A força e o dinamismo do Reino se manifestam na comunidade. Mesmo sendo pequena e cheia de contradições, ela é um sinal do Reino. Mas ela não é dona do Reino, nem pode considerar-se justa. A parábola do joio e do trigo explica a maneira como a força do Reino age na história. É preciso ter paciência e aprender a conviver com as contradições e as diferenças, mesmo tendo uma opção clara pela justiça do Reino.
Centro de Estudos Bíblicos (CEBI)

Texto para meditação
E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio dia. Salmo 37:6
Intercessão
Oremos para que Deus seja a presença viva que anima nossa vida comunitária.

quarta-feira, 30 de maio de 2012


Salmos 38 ou 119:25-48; Provérbios 17:1-20;
I Timóteo 3:1-16; Mateus 12:43-50.
Apelo para quem sofre
“Não é fácil para nós sentir-nos parte e nos identificar com os sofrimentos de outra pessoa. Já achamos difícil carregar nossas próprias preocupações, e os problemas de outros nos parecem remotos. Os detalhes de uma aflição particular parecem muito particulares, muito individuais, para falar para a comunidade. Um relato pessoal de pesar raramente provoca a mesma reação em outra pessoa. Somente quando uma pessoa simpatiza com outra é que pode realmente se identificar com a outra. Por isso é que os lamentos o Saltério apela para aqueles que o usam em oração: provocando uma certa identificação com a aflição do salmista. (...) Quando alguém toma a dor para identificar o que exatamente o salmista esta dizendo, nem sempre emerge uma resposta segura. Somente na forma mais pessoal alguém pode dizer que a causa do lamento é a doença (Sl 38:3-5) (...). A linguagem dos salmos tem precisamente este amplo apelo para todos os que sofrem: o simbolismo é universal”.
Roland E. Murphy, O. Carm.
(Traduzido e adaptado de “The Psalms, Job”, Fortress Press, Philadelphia, 1973; p.36)
Texto para meditação
Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado. Salmo 38:3
Intercessão
Senhor, permite que vivamos o sofrimento como uma oportunidade para exercitar o amor, a confiança e a esperança em Ti.

terça-feira, 29 de maio de 2012


Salmos 26,28 ou 36,39; Provérbios 15:16-33;
 I Timóteo 1:18-2:8; Mateus 12:33-42.
A verdadeira natureza da oração
Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda (1 Timóteo 2:8).
“O preceito ou ordenança de orar é universal, freqüentemente ensinada e repetida na Escritura de Deus (...) Se pedirmos coisas do corpo, devemos primeiro indagar: Estamos em paz com Deus em nossa consciência por meio de Jesus Cristo, firmemente acreditando que nossos pecados foram redimidos em seu sangue? Em segundo lugar, vamos indagar em nossos próprios corações, se sabemos que as riquezas temporais ou materiais não chegam às pessoas por acidente, fortuna, ou oportunidade, nem mesmo pela industria e diligência do trabalho humano, mas pelo dom livremente dado somente por Deus, mesmo que nos tenhamos que clamar e orar por Sua sabedoria, bondade e pura providência?(...) Deus é que somente conhece o que precisamos; que às vezes prolonga a entregas de suas escolhas, que às vezes permite que alguém beba da taça amarga da morte corporal, antes de ter a idade madura, e quem dá, assim mesmo, o remédio e a cura de toda enfermidade”.
John Knox (1505-1572)
(Extraído de “A Scottish Devotional Treasury”, 1955; p.2)
Texto para meditação
Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo. Salmo 28:2.
Intercessão
Senhor dá-nos ora em unidade em favor da humanidade e de toda a tua criação, para que elevemos a ti nossas mãos em gratidão e oremos com a disposição da entrega e do serviço amoroso.

segunda-feira, 28 de maio de 2012


Salmos 25 ou 9,15; Provérbios 10:1-12;
I Timóteo 1:1-17; Mateus 12:22-32.
A ti, ó Senhor, elevo a minha alma.
Eu era o desespero do meu professor de matemática na escola. A coisa toda me iludiu. Eramos tratados como atrasados e estúpidos pelo mestre da escola, e eu temia e odiava a matéria dele.
Um dia chegou um novo professor que era abençoado e alegre, com boa qualificação para todos os estudantes: ele era um esportista de renome. Nós o admiravamos por suas proezas atléticas. E outra coisa também: ele amava ensinar tanto quanto ele amava o esporte. Eu respondi ao frescor de sua abordagem, a sua alegria. Aprendi rápido.
A geometria e a álgebra abriram seus segredos para mim. Foi tudo divertido, por causa dele. A alegria que ele comunicava ficava na alma, assim foi aprender com um professor de coração alegre.
Verdade é que o perfeito amor lança fora o medo, e o coração amoroso do Senhor injeta sua alegria ao crente, mesmo quando ansioso e com medo, fortalecendo-o com o perdão, com uma nova esperança, com o desejo doce de amar e servir, com confiança, para que a alma aprenda com facilidade (1974).
Jackson Kemper
Avante dia a dia.
Texto para meditação
Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. 1 Timóteo 1:5.
Intercessão
Oremos para que possamos aprender as lições de Deus em Cristo, com nosso mestre o Espírito Santo, com alma alegre e disposta.

domingo, 27 de maio de 2012

DOMINGO DE PENTECOSTES - (Encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos).


Salmo 104 ou 33:12-15,18-22; Isaías 44:1-8; 
Atos 2:1-11; João 14:8-17
A experiência de Pentecostes
“A experiência de Pentecostes é consequência direta do convívio dos apóstolos e discípulos com Jesus, “O Cristo”. Além disso, está inserida na compreensão da vida, como originada em Deus e sustentada continuamente por ele. As imagens das línguas e do fogo ligavam a experiência de Pentecostes a eventos da História de Israel. A língua é sinal do órgão comunicador por excelência, na pessoa e comunidades humanas (...) Agora, em Jesus, o Cristo, o poder de Deus, através do Espírito Santo, anunciava a reconciliação das línguas, isto é, a compreensão entre as pessoas. A figura do fogo relembra o Deus do deserto, o Deus do Êxodo, que vai à frente, no caminho para a liberdade. A Igreja nascente significava, assim, a abertura para o futuro com Deus (...). O Espírito Santo desce sobre o mundo. Fica conosco “para sempre” (João 14:16). Tem um princípio na história da Igreja, mas não um término. Destina-se, segundo acreditam os cristãos, até o fim dos tempos. É também benefício para todos. A narrativa acerca das muitas línguas significa que a Igreja não se circunscrevia a fronteiras nacionalistas sem a interpretações fechadas do Evangelho de Jesus, o Cristo. Era uma comunidade aberta a todos(...)”
Revdo. Jaci Maraschin (in memória)
(Extraído e adaptado de “Nós e a revelação de Deus”.
[Instituto Metodista Superior, 1977, p.109-113)
Texto para meditação
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. João 14:16.
Intercessão
Oremos para que a experiência de Pentecostes aconteça sempre em nossas comunidades nos animando para a Missão de Deus e nos tornando pessoas abertas e acolhedoras.

sábado, 26 de maio de 2012

(Agostinho, Primeiro Arcebispo de Cantuária, 605 e Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos).


Salmos 107:33-43 ou 108:1-6(7-13); Ezequiel 36:22-27; 
Efésios 6:10-24; Mateus 9:18-26.
Levanta-te!
Ecumenismo é nos erguer acima da morte! Quanta morte há ao nosso redor, morte que às vezes penetra nas comunidades, morte violenta, morte injusta, morte insensível, morte absurda. Quando não somos ecumênicos usamos nossas estruturas eclesiais para nos esconder da morte. Criamos a ilusão de que dentro do mundo “sagrado” que fizemos com nossas mãos para Deus estaremos “salvos”. No entanto, Jesus não se escondia, pelo contrário, andava, era tocado e desafiado pela morte, e seu exemplo nos ensina a nos levantar e superar todas as formas de morte. Ninguém se levanta sozinho ou sozinha! Só podemos superar a morte com Jesus e a superarmos juntos e juntas, como igrejas cristãs, como pessoas comprometidas com a vida, como agentes de transformação do mundo! Ecumenismo é a mão que nos levanta, e capa que podemos tocar, é a esperança de vida para o mundo.
Editorial
Texto para meditação
E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se. Mateus 9:25
Intercessão
Oremos para que possamos nos erguer uns aos outros, umas às outras, diante de tanta morte e destruição, e que juntos, no amor ecumênico de Cristo, encontremos o caminho da vida.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

(Venerável Beda, Presbítero, Monge de Jarrow, 735 e Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos).


Salmos 102 ou 107:1-32; Jeremias 31:27-34; 
Efésios 5:1-20; Mateus 9:9-17.
Ecumenismo é saúde
Ecumenismo é saúde porque seu propósito é olhar para fora, para além de nossas portas fechadas, e de qualquer limite que não seja o amor de Deus em Cristo. Jesus não veio para curar os que estão “sãos”. Quando as Igrejas se acham, em si mesmas, fonte total e completa de salvação, estão “sãs” demais. De tanta saúde parecem não precisar mais de Cristo! Não seria melhor admitir que como igrejas cristãs estejamos doentes de divisão, doentes de falta de diálogo, doentes de não aprender umas com os outras e todas com nossos erros comuns? Se admitirmos nossas limitações, nossas doenças, nossa necessidade conversão, então, esta semana de oração terá sido para nós uma grande oportunidade de cura e transformação!
Editorial
Texto para meditação
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Mateus 9:13
Intercessão
Oremos para que encontremos no ecumenismo o verdadeiro encontro com Cristo que nos cura, anima, corrige e orienta no rumo do Seu Reino de justiça, paz e vida.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

(Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos).


Salmo 105; Zacarias 4:1-14; Efésios 4:17-32; Mateus 9:1-8.
Solidariedade ecumênica
Ecumenismo é mais do que tudo, solidariedade! Quando pensamos em ajudar outras pessoas devemos nos guiar apenas pelo amor que Deus sente, e demonstra amplamente na encarnação, morte e ressurreição de Cristo. Deus nos desafia, em Cristo, a ajudar e nos unir em esforços solidários em favor de todas as pessoas que sofrem neste mundo pelas mais diversas causas. Ecumenismo não é apenas não apresentar como irmãs e irmãos, mesmo que ainda separados por diferenças de entendimento teológico, adoração ou cultura.
Ecumenismo é sermos irmãs e irmãos de toda a humanidade, tanto quanto Cristo se fez irmão de todas as pessoas e superou as barreiras religiosas, culturais e políticas de Sua época e de todas as épocas.
Editorial
Texto para meditação
Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? Mateus 9:4
Intercessão
Oremos para que nossas atividades ecumênicas apresentem um exemplo solidário, amoroso, aberto e vital para todas as pessoas e para esta época que nos toca viver.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

(Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos).


Salmos 101,109 ou 119:121-144; Isaías 4:2-6;
Efésios 4:1-16; Mateus 8:28-34.
Um novo povo
Ecumenismo é ter a consciência de que habitamos um mesmo lugar, uma casa comum. Disso nos fala o profeta Isaías ao projetar a sobrevivência do povo como um “renovo”, como um novo brote, que dá novos frutos, e que acolhe todas as pessoas. O novo monte Sião que reunirá a humanidade não é um lugar geográfico, é uma atitude acolhedora que começa hoje, aqui, agora, quando deixamos de lado orgulhos, vinganças e poder, e buscamos amor e partilha na Missão de Deus. Nesta semana orar é acreditar que isso é possível. Orar é querer fazer parte deste novo broto de uma humanidade unida em Deus, em amor, em justiça, e, acima de tudo, em paz!
Editorial
Texto para meditação
E criará o SENHOR sobre todo o lugar do monte de Sião, e sobre as suas assembléias, uma nuvem de dia e uma fumaça, e um resplendor de fogo flamejante de noite; porque sobre toda a glória haverá. Isaías 4:5.
Intercessão
Oremos para que em nossos sonhos de uma nova humanidade redimida sempre encontremos uma nova Sião onde todas as pessoas poderão viver em paz.

terça-feira, 22 de maio de 2012

(Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos).


Salmos 97, 99, [100]; I Samuel 16:1-13;
Efésios 3:14-21; Mateus 8:18-27.
Largura, comprimento, altura e profundidade
Ecumenismo é também uma questão de largura, comprimento, altura e profundidade, como diz o apóstolo Paulo aos Efésios. Altura porque pertence a Deus. Não somos nós que podemos colocar limites ao ecumenismo. Largura, porque Igrejas que antes não eram ecumênicas agora o são, igrejas que antes eram ecumênicas às vezes se afastam. Comprimento porque pessoas de igrejas que institucionalmente não participam de organismos ecumênicos estão unidas as outras igrejas na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos! Ecumenismo é uma ação de Deus que sempre quis no reunir como uma mãe amorosa, como um pai dedicado. Não há nada no ecumenismo que não seja de Deus, e a largura, comprimento, altura e profundidade do ecumenismo são a largura, comprimento, altura e profundidade da revelação de Deus em Cristo pela ação transformadora do Espírito Santo.
Editorial
Texto para meditação
Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade. Efésios 3:18
Intercessão
Oremos para que vivamos o ecumenismo do tamanho da revelação de Deus em Cristo.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

(Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos).


Salmo 89; Josué 1:1-9; Efésios 3:1-13; Mateus 8:5-17. 
A herança ecumênica de Cristo
Quando o apóstolo Paulo fala aos gentios, isto é, aos que se converteram ao cristianismo a partir de religiões não judaicas, ele indica o caráter profundamente ecumênico da revelação de Cristo.
Não se “ecumênico” é negar o fato de Cristo veio para todas as pessoas, que não há de antemão nada que deixe algum tipo de pessoa fora da “herança” de libertação e salvação dada por Cristo.
Ainda mais, Paulo fala da herança de “um mesmo corpo”, ou seja, não há mais distinção, mesmo que permaneçam as diferenças, como dentro do corpo nenhuma parte é igual a outra, mesmo naquelas que há simetria (pés, mãos, orelhas, etc.) Sem importar de qual Igreja ou Tradição Cristã participemos; se acreditamos em Jesus Cristo, fazemos parte deste corpo. Portanto, muito mais importante do que buscar critérios de exclusão e buscar caminhos de relação. A imagem do corpo é muito forte! Vejam o que acontece com as pessoas que não aceitam partes dos seus corpos. Podemos até discutir o grau de saúde do corpo, mas não o próprio corpo, porque este nos foi dado por Deus, através de Cristo.
Editorial
Texto para meditação
A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo Evangelho. Efésios 3:6
Intercessão
Oremos para que Deus nos dê tal percepção do Seu Corpo, que busquemos em todo nos relacionar, nos curar, nos harmonizar, para que todas as partes deste conjunto caminhem para o Seu Reino.

domingo, 20 de maio de 2012

7º Domingo da Páscoa - (Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos)

Salmos 68:1-20 ou 47; Êxodo 28:1-4,9-10,29-30;
I João 5:9-15; João 17:11b-19. 
Ecumenismo é viver o Evangelho no Mundo
A oração sacerdotal de Jesus pede a Deus Pai/Mãe de toda humanidade, pelas pessoas, que são discípulas e que estão no mundo, não para que a tire do mundo, mas para que as livre do mal.
Se há um mundo, se há um Deus, se há um Senhor, não é possível transformar diferença em divisão. O mundo dever ser transformado de dentro para fora, de baixo para cima, e o caminho da transformação é o caminho da unidade. Temos irmãos e irmãs que participam de outras Igrejas Cristãs, às vezes dentro de nossa própria família. Alguns de Igreja fraternalmente unidas no Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) ou em outros organismos ecumênicos como CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) ou na Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE), e tantos outros. Graças a Deus por isso! Temos irmãos e irmãs unidos apenas pelo nome de Cristo, este é o melhor de todos os começos, vamos procurar laços mais fortes de comunhão!
Editorial
Texto para meditação
Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. 1 João 5:9
Intercessão
Oremos para que Deus continue a abençoar todos os esforços de unidade e testemunho comum do Evangelho entre as Igrejas, através de organismos ecumênicos e de atitudes comunitárias.

2012
Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo
(cf 1 Cor 15, 51-58)
Oração
Deus da consolação, tu transformaste a vergonha da cruz num sinal de vitória. Concede-nos que sejamos unidos ao redor da cruz de teu Filho para adorá-lo pela misericórdia que nos ofereceu através do seu sofrimento. Que o Espírito Santo abra nossos olhos e corações para que possamos ajudar os que sofrem e com isso experimentar a tua proximidade. Assim nos dirigimos a ti, que vives e reinas para sempre. Amém.
.
Fonte:

sábado, 19 de maio de 2012


Salmos 87,90 ou 136; Números 11:16-17,24-29;
Efésios 2:11-22; Mateus 7:28-8:4.
A Resposta que esperamos
Qual a nossa reação quando recebemos um “não” como resposta e ainda mais se esse “não” vier de alguém muito querido a nós? É difícil para um filho ainda bem jovem ouvir essa resposta. Interessante é que geralmente achamos que todos devem receber um sim a todas as suas situações. A sociedade ocidental tem dificuldade em dizer não para um filho. Há cristãos que pensam que Deus sempre dirá sim às suas petições. Gosto de refletir sempre pensando nos contrários. Na época de seminarista, um colega do sertão do Piauí dizia parodiando o salmo 23: “O Senhor é meu pastor ainda que tudo me falte”, confesso que ficava intrigado com aquilo, mas com o tempo compreendi o que ele estava querendo transmitir. Algumas pessoas pensam em Deus como o gênio da lâmpada, só que cm muitos mais do que apenas três desejos. A intenção de Jesus ao curar um doente era para que pelos sinais outras pessoas pudessem acreditar que era chegado o Reino de Deus. Podemos e devemos pedir muitas graças a Deus. Mas o fato desse ou daquele pedido não ser respondido da maneira como queremos não significa dizer que somos preteridos por Deus. Como diz o salmista a resposta que devemos esperar é a boa vontade de Deus.
Revdo. Edmar Pimentel
Santa Maria RS
Texto para meditação
Louvai ao Deus dos céus; porque a sua benignidade dura para sempre. Salmo 136:25-26
Intercessão
Oremos em gratidão por todas as coisas que de Deus recebemos: a família, a saúde, o pão, o ar que respiramos...

sexta-feira, 18 de maio de 2012


Salmos 85,86 ou 91,92; I Samuel 2:1-10;
Efésios 2:1-10; Mateus 7:22-27.
A Verdadeira Construção
O esconderijo do Altíssimo, poeticamente retratado no salmo 91, pode também ser traduzido por “ventre materno”. Temos assim uma perfeita imagem do Deus-Mãe Pai de todas as coisas. Que lugar mais seguro podemos habitar? Vivemos sobressaltados com os tsunamis e terremotos que põem abaixo as mais volumosas construções e a sensação de que pode acontecer do nosso lado começa a nos afligir.
Na fala de Jesus temos a historia de dois empreendedores, um que edificou a casa na areia e o outro sobre a rocha. Seria fácil deduzir que a rocha é Cristo ou os seus ensinamentos através dos escritos apostólicos. Mas hoje rodeados por uma grande variedade de propostas de cristianismos ficamos de modo que terremotos e tsunamis são quase nada diante delas. Como alguém já disse tem cristo pra todo gosto. Isto, porém não é a verdade. Estar guardado no esconderijo do Altíssimo ou ter uma edificação segura é não ser enredado por qualquer nova proposta de fé que surge em nossa frente. É estar confiante no ensinamento e proposta da Igreja de Cristo entre nós. Dessa forma “mil cairão ao nosso lado e dez mil a nossa direita” e permaneceremos de pé em meio aos fenômenos em nosso redor.
Revdo. Edmar Pimentel
Santa Maria RS
Texto para meditação
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Mateus 7:25.
Intercessão
Oremos para que nossa construção esteja firmemente na rocha e que os vendavais religiosos não nos faça sucumbir.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

DIA DA ASCENSÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO


Salmos 8,47 OU 24,96; Daniel 7:9-14;
 Hebreus 2:5-18; Mateus 28:16-20.
A Grande Comissão
No agreste pernambucano tem um teatro ao ar livre onde anualmente é encenada a paixão de NS Jesus Cristo. Os cenários ali remetem à Jerusalém dos dias bíblicos. A peça teatral tem seu ápice na Ascensão que de forma belíssima deixa todos os espectadores extasiados, pois os efeitos utilizados dão a impressão de que realmente o ator está sendo ascendido. O conjunto da obra seria perfeito se nessa hora as palavras de Jesus denominadas de “a grande comissão” ecoassem. O quadro é belíssimo, a cena comovente e o nó na garganta dos discípulos inevitável. Porém o que queremos trazer à reflexão é a fala final do Senhor. Imaginemos alguém que se vai para nunca mais voltar e bem na despedida tenta nos dizer algo. Será que diria qualquer coisa ou falaria o que realmente é relevante para prosseguirmos sem a sua presença física? Esse é o ponto central.
Estamos rodeados de pessoas que estão sendo cristianizadas pelo batismo que recebem, mas onde fica o todo da missão? A ordem é para batizar e também “discipular”, não necessariamente nessa ordem. Ser cristão é bem mais do que receber um sacramento. É aprender a ser discípulo, ser um cristozinho pelas ruas de nossas cidades.
Revdo. Edmar Pimentel
Santa Maria RS
Texto para meditação
Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28:19
Intercessão
Oremos para que sejamos motivados e motivadores de outras pessoas na caminhada.

quarta-feira, 16 de maio de 2012


Salmos 119:97-120 ou 81,82; Levítico 26:27-42;
Efésios 1:1-10; Mateus 22:41-46.
Ousadia na hora certa
Às vezes fico rebuscando uma ou duas palavra em todo um trecho da leitura do dia. Essa palavra passa a ser a palavra-chave de toda a reflexão. Nem sempre é fácil encontrá-la, mas ela está lá. No evangelho de hoje é Jesus quem toma a iniciativa de perguntar aos fariseus, pois, geralmente eram eles que o questionavam para ver se o flagravam em algum erro. Como o jogo pode virar na vida quando menos esperarmos. Parece que Jesus esperou a hora certa para dar o troco nas perguntas perniciosas que lhe faziam. O detalhe é que nos faz pensar... Lembro-me agora do rei Salomão quando diz: há um tempo certo para cada coisa... E no final eles, os fariseus, ficaram calados sem ter o que dizer. E o texto diz que nunca mais eles ousaram lhe perguntar nada. Imagino como eles devem ter passado os próximos dias pensando e pensando em como perguntar a Jesus algo que fosse a altura daquela afronta que os calou. O Mestre foi ousado quando fez aquela pergunta definitiva. A ousadia pode ser uma boa arma quando dela usamos na hora e medida certa. Pense nisso hoje.
Revdo. Edmar Pimentel
Santa Maria RS
Texto para meditação
E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo. Mateus 22: 46
Intercessão
Oremos para que a boa semente floresça em nossa vida a ponto de produzirmos muitos e bons frutos.

terça-feira, 15 de maio de 2012


Salmo 78; Levítico 26:1-20; I Timóteo 2:1-16; Mateus 13:18-23.
Perguntar não ofende
É comum cada um ter a interpretação própria para cada assunto que lhe é proposto. Se sairmos pela rua perguntando a quem encontrar o que pensam disso ou daquilo receberemos as mais diversas e inusitadas respostas. Os discípulos de Jesus ficaram curiosos com a história do semeador e perguntaram-lhe o que ele queria dizer com aquelas palavras. Às vezes queremos saber o que o outro pensa antes mesmo de tecer nosso próprio conceito. No caso do Evangelho, saber o que o próprio Cristo queria dizer sobre a semente e os tipos de solo, seria fundamental para compreender o real significado. Os discípulos mostram-se humanos e iguais a todos nós. Ter dúvidas e perguntar a respeito é próprio de quem procura crescer. Esse é um exemplo do terreno fértil onde a boa semente germina e reproduz. Buscar conhecer não é nenhum defeito. Às vezes guardamos nossos questionamentos quando deveríamos falar e ficamos remoendo respostas que podem nos levar a uma interpretação errada. Hoje o Evangelho nos estimula a perguntar. Não guarde dúvidas que poderão ser mal interpretadas num outro momento.
Revdo. Edmar Pimentel
Santa Maria RS
Texto para meditação
Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto. Mateus 13:23
Intercessão
Oremos para que Deus conceda serenidade na hora de questionar o porquê das coisas que estão ao nosso redor.

segunda-feira, 14 de maio de 2012


Salmos 80 ou 77,[79]; Levítico 25:35-55;
Colossenses 1:9-14; Mateus 13:1-16.
A semente e o tempo
O Evangelho de hoje nos fala de esperança, que é a palavra motriz na vida de cada um e todos nós. Nascemos vivemos e morremos motivados pela esperança. Retratando o Evangelho, a semeadura já não é de um simples camponês que prepara a terra e lança sobre ela sua semente. Hoje grandes máquinas fazem em poucas horas o que antes levavam dias. Porém, apesar de tecnologia e conhecimento sobre a lavoura, dependerá da natureza, pois o clima ainda é o responsável pelo bom desempenho da produção. Creio que a parábola também ensina nesta direção. Por mais que tenhamos o controle de tudo, o emprego, a conta bancária, os exames médicos e o que possa estar ao alcance das mãos para uma vida perfeita, não devemos esquecer que o “crescimento da lavoura” vem de Deus. Ter esperança é fundamental para o dia a dia. O solo do nosso coração poderá ser tratado e adubado para uma boa colheita. Olhar para cima e acreditar que d'Ele vem os detalhes e as cores da vida que nos fará mais sensíveis para ouvir a voz de Deus através do irmão ou irmã ao nosso redor, pois no tempo certo a semente germinará.
Revdo. Edmar Pimentel
Santa Maria RS
Texto para meditação
Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Mateus13:16
Intercessão
Oremos para que a boa semente floresça em nossa vida a ponto de produzirmos muitos e bons frutos.

domingo, 13 de maio de 2012

6º Domingo da Páscoa


Salmo 33; Isaías 45:11-13,18-19; Atos 11:19-30; João 15:9-17.
Rótulo da Graça
Fragmentos de vida cristã são apresentados por nós em cada uma das atitudes cotidianas. Sejam elas por palavras ou simplesmente ações. A palavra de Deus nos convida a introspecção. Penso na lei da “ação” de Deus e “reação” nossa. O Deus Criador e Provedor de tudo é o mesmo que zela por cada um e todos nós. Mas, esse cuidado especial demanda a gratidão de nossa parte. O fato de ter sido reconhecida em Antioquia a rotulação dos seguidores do crucificado e daí se perpetuado até nós esse rótulo, não significa que isso se dá pelo batismo ou qualquer ato sacramental que venhamos a receber. Na intenção do texto do livro dos Atos dos Apóstolos fica implícita que as atitudes daquelas pessoas foram determinantes para que recebessem tal designação. Ser chamados cristãos significa bem mais do que simplesmente ser dessa ou daquela confissão de fé. Aquelas pessoas eram multiplicadoras das ações do Cristo. Eram cristozinhos espalhados por toda cidade e esse foi o intento. Ser chamado cristão é algo bem maior que um rótulo apenas, é um chamado a viver e multiplicar as palavras e ações do Cristo crucificado. É ter sobre si um selo, um rótulo de graça divina.
Revdo. Edmar Pimentel
Santa Maria RS
Texto para meditação
Em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 11:26b
Intercessão
Oremos para que de fato sejamos praticantes e não somente ouvintes do Evangelho.

sábado, 12 de maio de 2012


Salmos 75,76 ou23,27 ; Levítico 23:23-44;
II Tessalonicenses 3:1-18; Mateus 7:13-21.
Salvo pelo Salmo
O Reverendo Todt, de saudosa memória, costumava dizer: nós somos eternos vestibulandos, pois sempre estamos nos preparando para alguma coisa. Nunca estamos realizando. É como a pessoa que precisa emagrecer e diz: amanhã iniciarei um regime. Ou quando se fala em compromissos com a Igreja, sempre se diz, depois que terminar tal coisa vou me dedicar mais. Assim que melhorar de saúde, assim que acabar de construir a minha casa, ou quando acabar de educar os meus filhos. Ou ainda, quando me aposentar vou assumir na Igreja qualquer trabalho. Ou estou doente não sou capaz. Será que nunca vou desempenhar? Se depender de mim, da minha capacidade em servir, realmente irei fraquejar. Mas, no Senhor está a nossa força. O Salmo 23 com certeza é o mais conhecido. Aquele que se diz de cor. Uma vez um jovem suicida me procurou, enviado a contragosto, pela família. Ele disse: fale o que falar, eu vou me matar. Eu respondi: Eu vou lhe dar este salmo e somente depois de lê-lo, em voz alta, dez vezes pode se suicidar. Ele não se suicidou!
Dom Clovis Erly Rodrigues
Bispo Emérito , Porto Alegre RS
Texto para meditação
“ Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte , não temerei
mal nenhum, porque e teu bordão e o teu cajado me consolam “.
“ O Senhor é meu pastor, nada me faltará.” Salmo 23:1,4.
Intercessão
Oremos para que Deus nos de força para um maior comprometimento com o Reino.

sexta-feira, 11 de maio de 2012


Salmo 106; Levítico 23:1-22;
II Tessalonicenses 2:1-17; Mateus 7:1-12.
Pão x Pedra
Nosso Senhor deixou-nos instruções muito claras sobre como nos relacionar com Ele. O que fazer? Como pedir? Como ser? E insistiu com firmeza e clareza : “pedi e dar-se-vos-á!”. Basta pedir com confiança, que nosso pedido encontrará eco na misericórdia de Deus. Por causa disso é que se diz que o alimento da fé é a oração. Desta forma nosso pedido nunca fica sem resposta. Às vezes não entendemos ou a resposta nos é dada em tempo diferente do que esperávamos. Muitas vezes deixamos de achar porque não buscamos. Nossa busca deve ser com todos os sentidos. Assim, como o cego tem o sentido do tato altamente desenvolvido. Também nós cristãos temos de sempre pedir: olhos para ver, ouvidos para ouvir cada vez mais, para que possamos perceber a mão de Deus agindo no mundo e agindo principalmente em nossa vida. Jamais Deus deixará de nos ouvir. Sempre que batemos em sua porta Ele abre.
Dom Clovis Erly Rodrigues
Bispo Emérito , Porto Alegre RS
Texto para meditação
Lembra-te de mim, Senhor, segundo a tua bondade para com o teu povo. Salmo 106:4.
Intercessão
Oremos pelos solitários, tristes, abandonados que perderam a fé e a oração.

quinta-feira, 10 de maio de 2012


Salmos [70],71 ou 74; Levítico 19:26-37;
II Tessalonicenses 1:1-12; Mateus 6:25-34.
Primavera Árabe
Assim ficaram conhecidos os diversos movimentos do Oriente Médio, quando o povo unido derrubou alguns ditadores. A onda continuou mundo afora, sendo que agora, os protestos, simplificando , lutam por justiça e igualdade.O Capitalismo em crise se sente abalado, pois a lógica do lucro pelo lucro, o abandono da ética, a cobiça dos fabricantes de guerra, irritam e provocam rejeição, questionamentos e tomada de consciência por parte dos povos. Não podem lucrar ceifando vidas. O movimentos representam uma busca por riquezas a serviço de todos, da humanidade e não de alguns. Isto é, buscar o Reino de Deus e sua Justiça. Em Nova York, onde iniciou um outro movimento (“Ocupar a Wall Street”), acamparam bem próximo de nossa paróquia Trinity Church e ela abriu as suas portas. Usam-na para reuniões, usam as suas facilidades sanitárias, tem até atendimento pastoral. Esse movimento se estendeu por todos os Estados Unidos de Norte América e nossa Igreja, como Igreja, apóia o movimento. Nosso papel não é somente a busca da justiça, mas a promoção da justiça.
Dom Clovis Erly Rodrigues
Bispo Emérito , Porto Alegre RS
Texto para meditação
“ buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça ...”
Mateus 6:33.
Intercessão
Oremos para que nos tornemos instrumentos na busca de justiça.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

(Gregório Nazianzeno, Bispo de Constantinopla, 389).


Salmos 72 ou 119:73-96; Levítico 19:1-18;
I Tessalonicenses 5:12-28; Mateus 6:19-24. 
Dois Senhores
Sem oração constante é quase impossível alimentar a fé. Titubeamos, duvidamos. Tornamos-nos vulneráveis. Qualquer dor nos abate. Embarcamos em idéias que tentam diminuir o poder de Deus. Que negam o poder redentor e salvífico de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quando dizem que o sofrimento é necessário para nos aperfeiçoar, ignoram ou desconhecem o sacrifício de Cristo por nós. Esquecem da graça. Esquecem da misericórdia. Não confundamos perfeição com fidelidade. Confia n'Ele e Ele tudo fará. Quanto mais crescemos na fé mais nos aproximamos de Deus. E somente a Ele servimos na pessoa de nosso próximo: “mas amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Levítico 19:18). Não há um caminho com atalhos: Ele é o caminho. A Ele servimos e não a outro.
Dom Clovis Erly Rodrigues
Bispo Emérito , Porto Alegre RS
Texto para meditação
Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele opera prodígios . Salmo 72:18.
Intercessão
Oremos pedindo o auxilio de Deus para confiarmos somente NELE.

terça-feira, 8 de maio de 2012


Salmos 61,62 ou 68; Levítico 16:20-34;
I Tessalonicenses 5:1-11; Mateus 6:7-15.
Pai Nosso
O Pai Nosso é a oração mais dita em todas as línguas, em tantas e tantas partes do mundo. De todas as formas, em grupos, sozinhos, em voz alta, em silêncio. Pessoas de todas as idades. A criança em tenra idade, com seu vocabulário reduzido, mas com suas mãozinhas postas, em contrição, sabe, não muito bem, que está conversando com o “papai do céu”. Sabe que está diante do imensurável, inexplicável, grandioso. A única oração ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Quantas vezes dizemos por dia, “Pai Nosso”? E desde quando dizemos “Pai Nosso”? Que idade tínhamos? Evidentemente se dizemos “Pai” é porque uma incontável multidão se irmana a nós.
Todos, todas, são filhos e filhas de um único “Pai” . De todas as tribos, em todas as línguas. Pai Nosso, que estás no Céu... 
Dom Clovis Erly Rodrigues
Bispo Emérito, Porto Alegre RS
Texto para meditação
“ ... em Deus minha alma espera... Ele é minha Rocha... Salmo 62:1-2.
Intercessão
Oremos sem cessar, vigilantemente, hoje e sempre.

segunda-feira, 7 de maio de 2012


Salmos 56,57,[58] ou 64,65; Levítico 16:1-19;
I Tessalonicenses 4:13-18; Mateus 6:1-6,16-18.
Reverendo Jorge Rosa
Dia 30.10.2011 em Porto Alegre, Deus chamou para junto de si este seu servo, aos 71 anos de idade. Durante 18 anos exerceu seu ministério com dedicação. Estive presente em sua encomendação.
Impressionante a capela crematória ficou pequena para acolher tanta gente. Dom Orlando presidiu com mais doze clérigos paramentados e outros colegas que lá se encontravam. Praticamente todo o clero diocesano estava presente. Familiares, amigos e irmãos de diversas paróquias não se cansavam de exaltar o seu pastorado, a sua fidelidade, suas qualidades e o amor profundo com que o reverendo Jorge viveu a sua vocação. Tenho certeza, como registra a epístola (I Tessalonicenses 4:16) que “os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. Com certeza ele podia dizer como o salmista: “Os votos que fiz, eu os manterei, ó Deus...”(Salmo 56:12). Sua esposa Maria Aparecida e seus filhos Joubert , Solange e Gerson guardam com carinho e saudade a lembrança de alguém que foi um exemplo de vida.
Dom Clovis Erly Rodrigues
Bispo Emérito , Porto Alegre RS
Texto para meditação
“Neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei”. Salmo 56:11.
Intercessão
Oremos por este servo de Deus e seus familiares, para que seu exemplo sirva de espelho a todas as pessoas que exercem ministérios na Igreja de Cristo.

domingo, 6 de maio de 2012

5º Domingo da Páscoa


Salmo 66; Deuteronômio 4:32-40; Atos 8:26-40; João 14:15-21.
Amo a Deus?
No primeiro momento, quase que automaticamente, respondo SIM. Mas um “sim” fraco, sem compromisso, o que é fácil. Mas, se me ativer ao gabarito, à régua que se usa para medir esse amor, minha nota não parecerá tão boa. Vejamos, guardo os mandamentos? O primeiro, por exemplo: “Não terás outros deuses diante de mim”.
Deus para mim vem em primeiro lugar? Ou ponho em primeiro lugar o deus conforto, deus dinheiro, o deus da cobiça, o deus preguiça, o deus do egoísmo. Diz o evangelho: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama “(João14:21). É uma questão de prioridade. O que vem em primeiro lugar em minha vida?
Qualquer frio, qualquer chuva, já me afasta da Igreja. Como criança mimada, quero que todos me dêem atenção. Se pensar que isto não está acontecendo, então, me retiro ou me afasto. Um amor real dá frutos reais.
Dom Clovis Erly Rodrigues
Bispo Emérito , Porto Alegre RS
Texto para Meditação 
“... aquele que me ama será amado por meu Pai “ ( João 14:21)
Intercessão
Oremos por nosso crescimento espiritual e que amemos a Deus com desprendimento..