quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Salmos 119:49-72 ou 49,[53]; Gênesis 37:25-36;
I Coríntios 2:1-13; Marcos 1:29-45.
Cura
Cristo sempre aparece nos evangelhos como libertador; Aquele que proporciona vida e vida plena, ou seja, a vida conectada com Ele, com nosso próximo e com toda natureza criada. Mas, muitas vezes o ser humano se afasta desta vida, e passa a viver com sofrimento, dor e exclusão. Dar o primeiro passo para reconciliação depende exclusivamente do ser humano. Em alguns momentos devemos parar, reconhecer, aceitar e clamar para que Cristo cure cada ferida que esta aberta e nos conceda a vida em abundancia que esta a nossa espera. Este período da quaresma é oportuno para expor diante de Cristo nossos pecados, e nos reconciliarmos com Cristo e com tudo e todos que estão a nossa volta. Quaresma é tempo de reconciliação e cura!
Post. Elaine Escaravajal do Nascimento
Alvorada RS
Texto para Meditação
Jesus foi aonde ela estava, segurou sua mão e ajudou-a a se levantar. Marcos 1:31a.
Intercessão
Oremos para que Deus nos conceda o perdão de nossos pecados, nos reconcilie com Ele e com a vida e curando-nos nos conceda a alegria de amar e servir.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Salmos 45 ou 47,48; Gênesis 37:12-24; I Coríntios 1:20-31;
Marcos 1:14-28.
Chamado
Na leitura do Evangelho encontramos o chamado aos discipulos por Jesus. Tal convocação continua a ser dirigida permanentemente a cada um de nós hoje, para que sejamos seus discipulos e discipulas.
Devemos estar atentos ao chamado, pois da mesma forma que os discipulos não foram chamados em momentos de oração e recolhimento, mas sim em suas atividades rotineiras, assim tambem ocorre conosco, Cristo nos chama nos momentos cotidianos. Cristo nos procura e convida para que, no Seu discipulado, estejamos com Ele, em um convivio fraterno. Para isto não basta se dizer “cristão/ã”, não basta conhecer todo catecismo da igreja ou recitar todas as orações; é necessario avaliar nossa conduta cristã, nossa paciencia, nossa humildade, nosso compromisso e nosso amor ao proximo. Pois como diz a canção: “Deus chama agente pra um momento novo, de caminhar junto com seu povo...”
Post. Elaine Escaravajal do Nascimento
Alvorada RS
Texto para Meditação
Jesus disse para eles: Sigam-me e eu farei vocês se tornarem pescadores de homens. Marcos 1:16.
Intercessão
Senhor concede que, pela Tua Graça, possamos estar prontos a dizer sim a seu chamado.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

(George Herbert, Sacerdote e Poeta, 1633)

Salmo 84; Atos 20:17-35; Efésios 3:14-21; Mateus 24:42-47
Atentos!
No texto de Mateus encontramos o apelo para que fiquemos atentos à vinda do Messias, pois não sabemos quando isso vai acontecer, e somos chamados a exercer a função de funcionários fieis. Como herdeiros de Deus, recebemos o planeta para preservar. Mas será que estamos exercendo esta tarefa como deveríamos? Como será que, se o filho do homem chegasse hoje, acharia o planeta que deixou ao nosso cuidado? O que pensaria quando visse nossos rios poluídos?
Nossas matas desmatadas? Nossos irmãos sendo explorados e abandonados nas ruas? Será que estamos cuidando do nosso planeta como funcionários fieis? Que possamos aproveitar esta quadra da quaresma para rever de que forma estamos atentos à vinda do Senhor e como estamos cuidando de tudo o que Ele nos deu gratuitamente.
Post. Elaine Escaravajal do Nascimento
Alvorada RS
Texto para Meditação
Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mateus 24:42.
Intercessão
Oremos para que Deus perdoe nossas falhas e nos mostre o caminho da fidelidade e do amor para com nossos irmãos e irmãs, e para com toda a criação.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

1º Domingo da Quaresma

Salmo 25; Gênesis 9:8-27; I Pedro 3:18-22;
Marcos 1:9-13.
Na hora da aflição
O salmista inicia elevando a Deus sua alma, elevar a alma é apresentar a Deus os sentimentos mais profundos e desejos mais ocultos, aqueles que estão escondidos no lugar mais intimo do ser humano. As suplicas surgem da confiança e fidelidade com Deus.
Aquele que espera no Senhor, ou quem não quer transgredir, precisa saber os caminhos do Senhor, e Nele confiar, e aprender com aquele que é manso e humilde de coração. Quem é guiado segundo a verdade que há em Deus não será confundido. Ao pedir a Deus que se lembre da misericórdia e da benignidade, o salmista demonstra que a misericórdia e a benignidade são atributos de Deus. O salmista pede a Deus que não se lembre dos pecados da sua mocidade. É sabido que Deus é conhecedor de todas as coisas, e que Deus jamais esquece, por isso é Sua misericórdia e Sua benignidade nos liberta e nos salva.
Post. Elaine Escaravajal do Nascimento
Alvorada RS
Texto para Meditação
A Ti, ó Senhor elevo minha alma. Salmo 25:1.
Intercessão
Oremos por todas as pessoas que buscam a misericórdia e a benignidade de Deus, para que libertados da carga da culpa, encontrem alívio, ânimo e confiança em Cristo.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Bispo Nestor de Magidos, mártir da Panfília (250 )

Salmos 30,32 ou 42,43; Ezequiel 39:21-29; Filipenses 4:10-20;
João 17:20-26.
Cantai, santos e santas!
Cantar é algo essencial para a vida de fé. Tem uma irmã na fé, muito querida, muito comprometida, com muitos anos de vida cristã, que canta hinos e cantos da Igreja quando está sozinha em casa. Ela já faz isso com tanta naturalidade que quando percebe já está cantando.
Em várias oportunidades, quando andamos de carro, com a família alguém puxa o canto e todos cantam, pelos menos em parte. Uma família em especial, filhos e filhas do Revdo. Joaquim Silviera tem, no canto que diz “uma vida um amor com o nosso Redentor, somos uma família una no amor”, a marca de todos seus encontros! Enfim, estes poucos exemplos mostram o quanto cantar é um caminho de unidade e fé. O Salmo 30 convida todos os santos e santas a cantar! Por que não termos a convicção que podemos transformar o mundo levando novos cantos de amor, fé e vida, em nossos corações e em nossas vozes? Uma música entoada no Chile, durante a resistência contra ditadura dizia assim: “Se tivesse uma canção, cantaria na manhã, cantaria na noite, por todo o país, alerta ao perigo, devemos unir-nos para defender a paz”.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Cantai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade. Salmos 30:4
Intercessão
Oremos para que nossos corações, mentes e corpos vibrem com cantos espirituais de vida, amor, fé, justiça e paz, agora e sempre.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

São Matias, apóstolo

Salmo 15; I Samuel 12:1-15; Atos 1:15-26;
João 15:1-16.
Quem entrará no Santuário?
Há um canto que a gente gosta muito de cantar pois penetra profundamente em nosso ser. Trata-se de uma musicalização do Salmo 15 e começa com a pergunta: “Senhor, que entrará no santuário prá te louvar?”. Primeiro nos dá um desânimo porque diz que para entrar é necessário ser limpo de mãos, ter coração puro, não ser vaidoso e saber amar. E aí a gente, mesmo conhecendo o canto, é invadido pelo pensamento: “to fora”. Depois nos diz que é Cristo que nos deixa assim, apesar de nós mesmos, pelo Seu amor, somos purificados e preparados para entrar no Seu Santuário. Hoje nos lembramos de um apóstolo. O que o fez ser apóstolo? Não foi Cristo? Como? Não foi pelo simples gesto de chamá-lo? Sendo assim, o que faz com que você não seja um apóstolo ou uma apóstola de Cristo? Não tem mãos limpas? Nem coração puro? Tem vaidade? Não sabe amar? Nada disso impede, se você apenas permitir que o sacrifício de Cristo, que a vitória de Cristo sobre a morte, que o Espírito Santo que Ele nos deu, façam parte da sua vida. Então, poderá entrar no santuário da vida com Cristo, algo muito maior do que participar de uma celebração, muito maior do que ser purificado por um momento, algo que se chama “vida de santidade”.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. João 15:9.
Intercessão
Oremos para que Deus nos dê abertura, disposição e humildade, ao aceitarmos Seu chamado para uma vida de santidade.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Salmo 37; Habacuque 3:1-10(11-15)16-18;
Filipenses 3:12-21; João 17:1-8.
A oração de Jesus
O Evangelho segundo João, redigido em um tempo de grande perseguição, de divisão e de desânimo de seguidores de Cristo, resgata esta belíssima oração de Jesus que Ele pronuncia, ao redor da mesa eucarística, no episódio da última Ceia, com seus discípulos e discípulas. É uma pena que não usemos esta oração com a mesma freqü.ncia que o Pai Nosso, certamente nos faria muito bem lembrar como nosso Senhor orava por nós, cada vez que nos reuníssemos na volta da mesa onde Ele nos deu do Seu Corpo e Sangue. Neste texto temos só o começo desta oração, mas já é bem desafiador e animador o que ela nos diz que a vida eterna é conhecer a Deus como “único Deus verdadeiro” e que Jesus Cristo foi enviado por ele! E nos ficamos horas e horas matutando o que seria a vida eterna, enquanto ela está dentro de nossos corações como ato de fé! (v.3). Sabemos que fomos dados a Cristo por Deus, e que nossa participação na Missão de Deus em Cristo é “guardar a Sua Palavra” que nos mostra que Jesus saiu de Deus e foi enviado por Deus para viver entre nós, como nós e nos libertar e salvar. Então, para que ficamos pensando tanto qual é minha missão? Devo ir ou não à Igreja? Como lido com os erros dos meus irmãos e irmãs? Jesus orou apenas para que tivéssemos fé e buscássemos em tudo praticar o que nos ensinou.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. João 17:2
Intercessão
Oremos para que, no meio de nossas frustrações e limitações, nunca esqueçamos o amor maior de Deus, revelado em Cristo, que está conosco e nos pede para lhe seguir e para amar.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QUARTA FEIRA DE CINZAS

Salmos 95*,32,143 ou 102,130; Amós 5:6-15;
Hebreus 12:1-14; Lucas 18:9-14.
Perseverança
Perseverança, paciência, persistência, são termos afins com pequenas variantes de sentido. Ajudam-nos a disciplinar a idéia, a fim de corporificar o pensamento. Tal é a imagem do curso de nossa vida no transcurso da existência. A perseverança é a virtude inconfundível dos que alcançam o triunfo incontestado da fé. Ela reúne elementos morais, espirituais e físicos no conjunto ativo que persegue alvo sobre alvo, na integração de focas que sustentam, superam, reerguem e ativam, a vontade inquebrável de prosseguir. Ela constitui uma energia criadora que subjuga qualquer intuito que insinue resignação. Resignar é cansar; a perseverança não cansa. Não há caminhos que ela não ultrpasse, não resistência que ela não exceda. A paciência ajuda-a, a persistência encoraja-a. Assim é a sucessão de atividades incessantes que conduzem a vida ao aperfeiçoamento naquele que é perfeito – Deus, que liberta em nossos corações a fome de persistir.
Revdo. Diamantino Bueno (in memória)
Extraído do Devocionário Sementes, número 13, p.112, 1985.
Texto para Meditação
Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta. Hebreus 12:1.
Intercessão
Oremos para que Quaresma, que hoje se inicia nos preparando para os eventos salvíficos da Cruz e Ressurreição de Cristo, seja, para nós, exercício de perseverança, paciência e persistência.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Salmos 26,28 ou 36,39; Provérbios 30:1-4,24-33;
Filipenses 3:1-11; João 18:28-38.
Lições da natureza
A leitura de Provérbios, como é próprio da sabedoria antiga, nos convida a contemplarmos irmãos e irmãs da natureza e ver nelas importantes lições para nosso comportamento humano. Coisas da terra tidas como “menores”, como o trabalho da formigas, a vida dos coelhos, a ação dos gafanhotos, e as aranhas em suas teias. De cada uma o sábio tira um ensinamento: a previdência das formigas que juntam comida já no verão para passar o inverno, o cuidado dos coelhos em fazer tocas em lugares protegidos, a unidade dos gafanhotos (mesmo sem rei), a capacidade da aranha de habitar em todos os lugares. Nada disso é contra Deus, nem contra a fé, pelo contrário, quem negligência estas coisas em nome da fé desrespeita a sabedoria de Deus! Depois pega outros exemplos tidos como mais fortes: o leão, o galgo (cachorro de corrida), o bode e o rei. Aqui o sábio coloca o rei entre os animais, como dizendo: até tu que te achas poderoso, não passas de uma criatura! Pois, quantas vezes nos achamos “mais” em nossas vidas? Mais do que animais, mais do que ignorantes, mais do que poderosos. Cuidado! Voltemos nossa vista para o chão e aprendamos as claras e permanentes lições da natureza.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Se procedeste loucamente, exaltando-te, e se planejaste o mal, leva a mão à boca. Provérbios 30:32.
Intercessão
Oremos para que preservemos a natureza não apenas como nosso “jardim”, mas também como nossa “escola”.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Salmos 25 ou 9,15; Provérbios 27:1-6,10-12; Filipenses 2:1-13;
João 18:15-18,25-27.
Eu? Não!
Ser cristão ainda é constrangedor em diversas situações. Às vezes declarar que somos do grupo do crucificado de Nazaré pode trazer perdas, ameaças e sofrimento. Para certos grupos intelectuais uma pessoa que se declare cristã é vista como com capacidade menor, pois ainda não conseguiu se libertar da superstição. Para certas pessoas de “negócios” se declararem cristãos, ou cristãs, pode ser sinal de fraqueza: se outro pedir para perdoar as dívidas? Como nos mostrar coerentes com a fé em um mundo cuja lógica vai, geralmente, contra os princípios da fé? Até em casa, quando aquela fileira de pessoas vem pedir à nossa porta. Seu digo que sou cristão e não dou nada, como fica? Enfim, quantas vezes preferimos “omitir” nossa relação com Cristo? Fazemos isso porque é difícil seguir Cristo na adversidade. Sim, é difícil, sempre foi e sempre será. Sabemos que nem sempre o servimos com a devida coerência, sabemos que seguidamente até o traímos ou negamos. Jesus sabia disso e tinha advertido Pedro. No entanto, em nenhum lugar do Evangelho diz que devemos encarar isso com naturalidade. Pelo contrário, quando nos descobrimos nessa situação devemos ser desafiados a nos fortalecer na fé e proclamar Sua Presença em nossa vida. Não foi isso que fez Pedro? Então, não devemos nos condenar (muito menos condenar outras pessoas), mas também não devemos nos acomodar!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que tenha alguma coisa que responder àquele que me desprezar.
Provérbios 27:11
Intercessão
Oremos para que, diante das adversidades da vida, dos perigos e dos constrangimentos, possamos revisar nossas atitudes, superar nossas omissões e nos declarar de Cristo e com Cristo.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Último Domingo da Epifania

Salmos 27; I Reis 19:9-18; II Pedro 1:1619(20-21); Marcos 9:2-9.
Em comunhão com a história da salvação
Jesus Cristo é a maior revelação de Deus na história da humanidade. No sentido da extensão ela alcança todas as pessoas sem restrição de cultura, lugar, etnia, etc. (mesmo que nós nem sempre tenhamos entendido assim). No sentido da profundidade a Revelação de Cristo alcança desde o mais profundo da nossa humanidade (o útero materno) até o mais algo dos céus (o trono de Deus). Assim, como aconteceu com Pedro, Tiago e João, ficamos maravilhados ao contemplar a figura magnífica (em simplicidade e glória) de Jesus Cristo. No entanto, o episódio da transfiguração, além da glória de Cristo, nos mostra que Ele não está sozinho! Jesus aparece acompanhado de Elias e Moisés (na ordem colocada no Evangelho de Marcos). Mas, o que significa isso? Tem gente que usa este texto para justificar a “comunhão com espíritos desencarnados”, o que em si não é um problema, pois nos acreditamos na “comunhão de todos os santos e santas”. No entanto, a questão central é o que Elias e Moisés representam. Eles mostram dois momentos em que Deus mostrou seu caráter de Libertador na História da Humanidade! Primeiro, com Moisés libertando da escravidão, depois
como Elias libertando do engano de manipulação política e da falsa fé.
Portanto, não adianta apenas ficar maravilhados com a glória de Cristo, se, ao mesmo tempo, não lembramos do caráter libertador e nos comprometermos com a missão iniciada por Elias, Moisés e tantas  outras pessoas.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei. Salmos 27:8.
Intercessão
Oremos para que, sem perder o gozo de nos maravilhar com a grandiosa revelação de Jesus Cristo Nosso Senhor, permaneçamos sempre comprometidos, e comprometidas, com a Sua Missão no mundo.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Salmos 107:33-43, 108:1-6(7-13) ou 33; Gênesis 35:1-20;
I João 3:11-18; João 11:1-16.
Ouvir o chamado de Deus
Ali em Betel, Deus chamou a Jacó de Israel. Ele o chamou pelo nome, e lhe deu uma importante missão. Não é sempre que Deus nos fala tão claramente como Ele falou com Jacó! Mas isso não significa que não tenhamos um chamado. Nós também fomos chamados pelo nosso nome, no nosso batismo. Talvez não tenhamos ouvido uma voz do céu, mas sabemos que somos de Cristo para sempre. E qual é nossa importante missão? A Primeira Carta de João nos fala desse chamado: amarmo-nos uns aos outros. Porque amar ao próximo é imitar a Jesus Cristo, que se esvaziou e fez-se humano por amor a nós.
Nosso Senhor nos chamou pelo nome e nos entregou essa grande tarefa. Precisamos imitá-lo e aprender a cuidar do bem estar de todos, e não só do nosso.
Postulante Luiz Coelho
Rio de Janeiro RJ
Texto para Meditação
Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
 I João 3:16.
Intercessão
Oremos pelo quebrantamento de nossos corações, para que possamos amar e servir a toda a humanidade como nosso Senhor.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Salmos 102,107:1-32; Gênesis 32:22-33:17; I João 3:1-10;
João 10:31-42.
A dança de amor da Trindade
No Evangelho de hoje, Jesus nos apresenta um mistério. Ele diz que está no Pai e o Pai está nEle. São João Damasceno, grande teólogo da Igreja do século VIII, escreveu bastante sobre esse mistério. Ele nos ensinou que as três pessoas da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) estão em mútua infusão, como se dançassem entre si.
O nome desse conceito é Pericorese. Assim, embora haja três Pessoas, uma está na outra, e juntas, de mãos dadas, Deus se torna um. Isso nos mostra que Deus é uma comunidade de Pessoas Divinas em união. Por Jesus, fomos feitos filhos de Deus. E ao imitarmos a Jesus, tornando-nos mais iguais a Ele, também damos as mãos juntando-nos a essa dança divina. E é assim que nos santificamos e nos tornamos mais iguais a Jesus. Nossas obras se tornam iguais às d'Ele e a humanidade poderá, enfim, conhecer a Cristo em seus seguidores.
Postulante Luiz Coelho
Rio de Janeiro RJ
Texto para Meditação
Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum. João 18:38.
Intercessão
Oremos pela santificação da Igreja, para que imitemos mais a Jesus e busquemos viver numa comunhão de pessoas, espelhando a Santíssima Trindade.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Salmos 105; Gênesis 32:3-21; I João 2:18-29; João 10:19-30.
Reconhecendo o verdadeiro Pastor
Hoje ouvimos muitas pessoas fazendo seus discursos em nome de Jesus. Mas muitas vezes, esses discursos são desconexos e contraditórios. Como podemos então discernir quem são os verdadeiros e quem são os falsos profetas? Os falsos profetas são os que agem em oposição aos princípios do Cristo. Já os verdadeiros cristãos são como as ovelhas que ouvem a voz do Mestre. Ele as conhece e elas o seguem. Nós, que somos ovelhas de Cristo, precisamos aprender a ouvir a voz de nosso Senhor e segui-lo, ao invés de depositar nossas esperanças em líderes carismáticos que muitas vezes pregam um cristianismo imediatista e individualista, em oposição ao que Jesus nos ensina.
Postulante Luiz Coelho
Rio de Janeiro RJ
Texto para Meditação
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem. João 10:27.
Intercessão
Oremos para que a Igreja se torne mais fiel ao Grande Pastor das ovelhas, e que cada pessoa batizada aprenda a seguir a Sua voz.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

(Thomas Bray, Presbítero Missionário, 1730)

Salmos 101,109:1-4(5-19)20-30 ou 119:121-144;
Gênesis 31:25-30; I João 2:12-17; João 10:1-18.
Atenção aos pequeninos
As ovelhas ouvem a voz de Jesus e o seguem. Se somos realmente ovelhas de nosso Senhor; devemos ouvir sua voz dirigida ao nosso coração. A grande educadora Sofia Cavaletti, recém falecida, criou um método, de educação cristã infantil, baseado no Evangelho de hoje. Chama-se “catequese do Bom Pastor”. Através de métodos intuitivos, como o uso de bonecos e maquetes e a reconstrução de um “mini-santuário” chamado átrio, as crianças aprendem a contar e recontar as histórias do Evangelho, e a viver a liturgia cristã. Sofia percebeu que Jesus fala aos corações dos pequeninos. De fato, muitas crianças têm sido abençoadas e nos revelam doses de sabedoria e comunhão com Deus através de desenhos e relatos do que aprenderam no Evangelho. Sejamos, então, como os pequeninos para que possamos ouvir a voz de Jesus, pois Ele nos deu a vida eterna e nos conduz pela mão.
Postulante Luiz Coelho
Rio de Janeiro RJ
Texto para Meditação
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11.
Intercessão
Oremos para que Deus nos conceda, pela Sua Graça, a pureza e ternura das ovelhas e a inocência e sinceridade das crianças.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Salmo 97,99,[100] ou 94,[95]; Gênesis 31:1-24; I João 2:1-11;
João 9:18-41.
O maior dos milagres
As autoridades não conseguiam acreditar que Jesus havia curado o cego. Seus pecados não lhes permitiam enxergar Jesus como o Filho de Deus. E com isso, perderam a oportunidade de enxergar um milagre ainda maior que aquela cura: a Encarnação de Deus em Cristo. Hoje, também temos a oportunidade de contemplar os milagres de Jesus, sobretudo sua expiação pelos pecados do mundo inteiro. Sua misericórdia é tão grande que, mesmo que venhamos a cair em pecado novamente, temos ao nosso Senhor como nosso advogado junto ao Pai. Não há maior amor, nem maior milagre, que esse. Acreditemos nisso e sigamos no caminho da luz.
Postulante Luiz Coelho
Rio de Janeiro RJ
Texto para Meditação
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. I João 2:1.
Intercessão
Oremos para que todos e todas nós, reunidos e reunidas na Igreja, possamos dar testemunho e o mundo possa crer em Cristo.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Salmo 89; Gênesis 30:1-24; I João 1:1-10; João 9:1-17.
Maldição de família?
Dia desses, ouvi de uma colega um comentário preocupante. Ela dizia que uma maldição de família havia sido diagnosticada por seu líder espiritual em sua igreja. E que, por isso, seria necessário que ela fizesse uma “quebra de maldição”. Essa crendice é muito preocupante. Isso porque nosso Senhor nos ensina que não há essa “transferência” de punições dos pais aos filhos pelos pecados de família. E tampouco cremos num deus vingativo, que sai distribuindo punições por tudo o que fazemos. Pelo contrário, Deus é misericordioso e está sempre disposto a nos perdoar. Prefiro acreditar que, quando cremos em Cristo, tudo coopera para a realização da vontade de Deus, e que tudo o que acontece em nossas vidas é para que as obras do Pai se manifestem em nós. Que tal se, ao invés de buscarmos respostas mágicas para nossos problemas, tentemos trabalhar para Deus enquanto é tempo? Há muito que fazer!
Postulante Luiz Coelho
Rio de Janeiro RJ
Texto para Meditação
Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. João 9:4.
Intercessão
Oremos para que se multipliquem os trabalhos para o crescimento do Reino de Deus.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

6º Domingo da Epifania

Salmo 42; II Reis 5:1-15; I Coríntios 9:24-27; Marcos 1:40-45.
Ora et labora
Nos tempos antigos, a lepra era realmente uma doença terrível. Não havia cura para ela e os doentes tinham que viver à margem da sociedade, em perpétua quarentena. Não admira então que leprosos buscassem uma cura milagrosa a todo custo. O que incomodava a Jesus Cristo, e ao profeta Eliseu, não é a súplica dos doentes, e sim que os mesmos não tinham interesse em cumprir a disciplina deles requisitada. O que aprendemos com isso é que, além de oferecer nossas súplicas, devemos seguir com atenção aos mandamentos de Deus. O viver cristão também tem sua dose de disciplina e austeridade, como nos lembra o Apóstolo em sua mensagem aos coríntios. Assim, continuemos em orações e súplicas ao nosso Deus misericordioso, mas também trabalhemos para a construção de seu Reino, no mais tradicional espírito beneditino: ora et labora (ora e trabalha).
Postulante Luiz Coelho
Rio de Janeiro RJ
Texto para Meditação
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. I Coríntios 9:24
Intercessão
Oremos para que, com a graça de Deus em Cristo, cresçamos na disciplina de oração e serviço.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Salmos 87,90 ou 136; Gênesis 29:1-20; Romanos 14:1-23;
João 8:47-59.
Ela era pastora
Raquel, filha de Labão, era pastora! Isso parece uma afirmação simples, mas não é. Labão só tinha duas filhas (Raquel e Lia), portanto não tinha nenhum filho para ser “pastor”, o que aconteceu? Uma filha assumiu essa função! Foi assim que iniciou a participação plena das mulheres no mercado de trabalho. Os homens foram para a guerra e as mulheres começaram a cuidar de tudo o que os homens cuidavam sozinhos antes. Quando os homens voltaram da guerra (os que voltavam) as mulheres passaram a se perguntar: por que a gente não pode fazer o que eles fazem? No entanto, por parte dos homens a coisa demorou mais, só quando as mulheres começaram a ter seu desenvolvimento profissional é que perceberam que também eles podiam fazer as coisas que elas faziam antes sozinhas! Cada dia mais casais e famílias vivem assim, isso é mau? Pelo menos, tanto como enfermeira, quanto como reverenda, e como mãe e esposa, tenho visto bons resultados sempre que isso acontece. As filhas e filhos têm uma relação ótima tanto com mães quanto com pais, na relação de casal ninguém é refém de ninguém, e todos têm a chance de ser realizar plenamente e dar sua contribuição à humanidade!
Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
E seja sobre nós a formosura do SENHOR nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos. Salmo 90:17.
Intercessão
Oremos para que Deus nos permita recuperar a nossa humanidade plena, sem opressões, sem exclusões, vivendo o amor de Deus como irmãs e irmãos, na alegria do companheirismo na vida e na fé.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Salmos 88 ou 91-92; Gênesis 27:46-28:4,10-12; Romanos 13:1-14; João 8:33-47.
Filhos e Filhas
Ser filho ou filha, ser mãe ou pai, são milagres e grandes desafios ao mesmo tempo. Nossos pais não nos pedem licença para nada.
Ninguém pergunta se queremos nascer, se queremos fazer parte dessa família, nesse país, nessa época. Mesmo em matéria de educação a gente não escolhe a escola no primeiro momento, e nossa capacidade de escolha depois também é muito limitada. Podemos renegar nossas mães e pais, podemos renegar a educação e a fé que recebemos e, de fato, há muita gente que faz isso de forma consciente ou inconsciente. Mães e pais também abandonam filhas e filhos de muitas formas renegando sua maternidade e paternidade. Então no final o que é mesmo ser filha ou filho, mãe ou pai? A discussão do Evangelho de hoje no dá algumas pistas: filha ou filho é aquele que quer fazer as obras da sua mãe ou pai. Então é assim que devemos decidir de quem queremos ser filhas ou filhos. Certamente que pessoas com a coragem e fé de Sara, Abraão, Hagar, Jacó, Rebeca, Lia, Débora, Jael, Maria ou José, seriam boas escolhas! Por outro lado quando somos mães e pais, lembremos de oferecer boas escolhas para nossas filhas e filhos. Busquemos nessas mesmas pessoas exemplos e fortalezas para realizar bem nossa tarefa formadora!
Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. João 8:42.
Intercessão
Oremos para que nos relacionemos bem tanto com nossa mãe e pai celestial quanto entre nós, na vida de filhas e filhos, mães e pais.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Salmos [83] 146,147 ou 85-86; Gênesis 27:30-45; Romanos 12:9-21; João 8:21-32.
A verdade vos libertará
Quando me lembro desta frase de Jesus, tão simples, tão verdadeira e tão difícil, várias coisas me vem à mente e ao coração. De um lado Pilatos, perguntando a Jesus: “o que é a verdade?” (João 18:38). Por outro lado, há tantos que acham ter a “verdade” e fazem tanto mal. Mas, no Evangelho de João, houve a preocupação de esclarecer isso, quando Jesus declara: “eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). Se Jesus é a verdade, a verdadeira verdade é viver e amar como Jesus! Essa verdade verdadeiramente liberta! A verdade não é uma convicção que eu tenho e tento impor “guela abaixo” a outras pessoas, pensando que com isso estou fazendo um bem a elas. Isso não liberta ninguém! A verdade não é ser isso, ou ser aquilo, ou não ser isso e ser aquilo. A verdade verdadeira é me relacionar com todas as pessoas com gostaria que todas as pessoas se relacionassem comigo, e da forma que estes relacionamentos reflitam, da forma mais simples e transparente possível, o amor de Jesus Cristo por mim, por toda a humanidade e por toda a criação!
Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre. Salmo 146:6.
Intercessão
Oremos para que a verdade de Deus em Cristo gere entre nós novos e verdadeiros relacionamentos de amor, justiça e paz.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Salmos 119:97-120 ou 81,82; Gênesis 27:1-29; Romanos 12:1-8;
João 8:12-30.
Não vos conformeis!
Esta parte da carta aos Romanos é maravilhosa!
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
Esses dias me enviaram por e-mail esta benção (originária da liturgia da Nona Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas em Porto Alegre, 2006). e creio que cabe perfeitamente para a reflexão de hoje.
“Que Deus te abençoe com a inconformidade, diante de respostas fáceis, meias- verdades, e relações superficiais, para que tu possas viver na intimidade de teu coração. Que Deus te abençoe com a indignação diante da injustiça, da opressão e abuso das pessoas, para que tu possas trabalhar a favor da justiça, igualdade e paz.
Que Deus te abençoe com lágrimas pelas pessoas que sofrem vítimas da dor, rejeição, fome e guerra, para tu possas estender tua mão para consolar e transformar a sua dor em alegria. E que Deus te abençoe com a insensatez, para pensar que tu podes fazer diferença neste mundo, para que faças algo que outras pessoas dizem não ser possível”.
Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
João 8:12.
Intercessão
Oremos em favor de todas as pessoas inconformadas, movidas pela fé, pela vida, pelo amor, para que Deus possa, através de nós, delas, de todos e todas, fazer nascer um mundo novo e melhor!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Salmo 78; Gênesis 26:1-6,12-13; Hebreus 13:17-25; João 7:53-8:11.
As pedras e o pecado
Para que serve a fé? Parece uma pergunta absurda. Sim, por um lado, a fé não serve, a fé é uma realidade sem a qual pessoa alguma pode viver. Até a pessoa mais atéia tem algum tipo de fé. Mas, se olharmos para nossa história da humanidade e vermos o que foi feito com a fé, então perguntaremos: será que a fé serve para algo bom? Sempre que a fé foi usada como bandeira, como hino de guerra, como lei, serviu para discriminar, matar, condenar, eliminar, maltratar e assim por diante. A fé daqueles homens com pedras na mão, cheios de razão, cheios de princípios religiosos, era igual a morte daquela mulher. Sim, a mulher tinha errado. Claro, Jesus lhe disse no fim: “vai e não peques mais”. Os homens, no entanto, além dos seus pecados impunes, escondidos sob o véu de sua “fé” e do seu “poder”, carregavam o mal da “pedra na mão”.
Estou cansada, e não sou eu, há muita gente cansada, de ver multidões iludidas pela fé da pedra na mão. Não é desse “poder” que o mundo precisa. Deus quer o poder que desenha no chão enquanto pensa:  quem tem poder de condenar”? Jesus, que tem esse poder fala: “Ninguém te condenou?...Nem eu também te condeno” (João 8:11a). Vamos aprender que a fé, quando serve a Deus, serve ao amor, larga as pedras e liberta do pecado e da morte!
Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Ele, porém, que é misericordioso, perdoou a sua iniquidade; e não os destruiu, antes muitas vezes desviou deles o seu furor, e não despertou toda a sua ira. Salmo 78:38.
Intercessão
Oremos para que Deus desperte em nós a verdadeira fé que não usa a Bíblia, nem as leis, nem o poder para condenar, mas para amar.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Salmos 80 ou 77[79]; Gênesis 25:19-34; Hebreus 13:1-16;
João 7:37-52.
O santo útero
O corpo da mulher sempre foi tido como coisa feia. Os pais dificilmente assistiam os partos: que horror! Pouca gente imaginava que seria importante para o pai ver o filho nascendo. Alguns achavam que isso poderia afetar, inclusive, a sexualidade masculina. O homem tinha que ser “poupado” dessas coisas. Na Bíblia vemos que nunca é usada a palavra “útero” e sempre “ventre”, por quê? Será que útero é palavra feia? Alguém usa essa palavra para gingar outra pessoa? Acho que não. Vejam o Evangelho de hoje, diz: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” (João 7:38).
Gente, eu não posso ver aqui outra imagem que não seja a imagem de um parto! A única vez que saem rios de água viva do ventre de alguém é quando se rompe a bolsa! Portanto, amigos e amigas, crer é um parto! Os homens podem perguntar como é um parto para suas mães, esposas ou, até, amigos que tiveram a graça de ver ou ajudar em partos. Futuros pais deveriam exigir estar presentes nos partos das suas esposas! Depois de tudo é uma experiência tão sublime, pura e maravilhosa que Jesus a usou como comparação para falar da alegria de crer!
Revda. Ana Rita Cruz da Cruz
Montenegro RS
Texto para Meditação
E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. Gênesis 25:23
Intercessão
Oremos para que valorizemos a vida em um grande mutirão, que respeitemos os santos úteros onde somos gerados, e o santo útero de Deus de onde as águas da vida são jorradas para toda a criação!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

5º Domingo da Epifania

Salmo 142; II Reis 4:(8-17)18-21,(22-31)32-37;
 I Coríntios 9:16-23; Marcos 1:29-39
(Os Mártires do Japão, 1597).
Gente nova: superando o sofrimento e a discriminação
“Jesus foi um homem especial”, claro que esta afirmação não é novidade! Mas, por que foi assim? Será que ele foi desta forma apenas para ser a exceção da regra? Parece-me que Deus não ia se tomar o trabalho de se encarnar entre nós apenas para confirmar nossa imprestabilidade. Jesus foi um homem especial para demonstrar na prática que é possível, com a Sua Graça, gerar uma nova humanidade com homens e mulheres que vivem em harmonia, com amor, com alegria, com paz! Quantas piadas de sogra você conhece? Claro que humor é humor, e não vamos dizer que por causa de tanta piada de sogra é que as sogras são discriminadas. Mas, quantas piadas de “sogro” você conhece? Poucas, ou nenhuma. Por quê? Jesus não só levantou a sogra de Pedro, adoentada e debilitada.
Jesus levantou aquela mulher que estava doente fazia dezoito anos! (Lucas 13:11); outra tocou nas suas vestes e também foi levantada depois de doze anos de sofrimento (Marcos 5:25) e uma menina de doze anos foi levantada do leito da morte, dentro da mesma passagem do Evangelho (Marcos 5:42). Então, irmãos e irmãs, falando sério, vamos ser gente nova, gente como Jesus, pois é possível sim, se realmente deixarmos em nós agir a Sua Graça!
Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os. Marcos 1:31
Intercessão
Oremos para que finalmente, depois de dois mil anos do exemplo dado por Deus em Jesus Cristo, possamos ser primeiro e acima de tudo, seres humanos, filhas e filhos por igual.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Salmo 18; Provérbios 21:30-22:6; II Timóteo 4:1-8; João 13:21-30.
(Cornélio, o Centurião; Atos 10).
“Conta as bênçãos, dize quantas são, recebidas da divina mão.”
Combati o bom combate, terminei a corrida, conservei a fé.” (II Timóteo 4:7). No sermão de minha ordenação presbiteral, o Rev. Jerry usou este versículo e me emocionou tanto que eu gostaria de dividir essa emoção com vocês. Ele passou a idéia de que, devemos viver a vida de acordo com o que Deus espera de nós e assim, no final da vida, poder fazer essa linda e profunda afirmação: Combati o bom combate, terminei a corrida, conservei a fé. Viver de acordo com os planos de Deus não significa simplesmente: “fazer a nossa parte”, pois Ele não nos criou somente para isso. Ele nos criou para que possamos dividir o que há de melhor em nós.
Um bom primeiro passo para nos aproximarmos desses planos é não fazer ou dizer nada aos outros que não gostaríamos que fizessem, falassem a nós, estar abertos e perceber que nada e nem ninguém se aproxima de nós por acaso. Cada pessoa que convivemos tem algo a nos ensinar, seja pro bem, os seja para nos tornar mais forte. Ninguém disse que viver de acordo com os planos de Deus seria fácil, mas também não é impossível.
Devemos manter a fé assim como Timóteo, pregando fielmente a palavra do Senhor e dando exemplo dela através de nossas atitudes. Em certos momentos de nossas vidas podemos perder a certeza do que Deus quer para nós, o importante é não desistir. Oro para que vocês vejam realizado na suas vidas o bem que Deus quer para vocês.
Revda. Ana Rita Cruz da Cruz
Montenegro RS
Texto para Meditação
O Senhor é minha rocha, minha fortaleça e meu libertador; meu poderoso Deus, rochedo em que me refugio; meu escudo, minha força salvadora, meu alto retiro. Salmo 18:2
Intercessão
Oremos para que Deus nos revele os planos que Ele tem traçado para nossas vidas e nos auxilie a dividir a Sua Palavra.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Salmos 69 ou 73;
Gênesis 24:1-27;
Hebreus 12:3-11;
João 7:1-13.
“Avante, avante o crentes, soldados de Jesus!”
Em vista da educação é que vocês sofrem. Deus trata-nos como filhos. E qual é o filho que não é corrigido pelo pai?” (Hebreus 12:7). Deus nos corrige porque se importa conosco. Quem ama educa, e educação envolve correção! Às vezes para poder crescer, sofremos, e por mais que amemos alguém, não podemos evitar que essa sofra. O sofrimento nos vem, também, por conta de escolhas erradas que fazemos como valorizar as coisas e usar as pessoas. Não nos damos conta que a vida espiritual é guerra constante. Quando se fala "onde estiver dois ou três reunidos em meu nome aí estarei", é que sozinho o soldado está a mercê do inimigo.
Na igreja encontramos o fortalecimento, para enfrentar a dificuldade de se viver o evangelho de Jesus nestes tempos. Um crente sem igreja é como uma criança sem família, um soldado sem exército, uma brasa sem braseiro, um estudante sem escola, um marinheiro sem navio, uma ovelha sem rebanho. Deus se importa tanto conosco que às vezes nos coloca de castigo, e se não aprendemos a lição que precisamos nos dá um bom “tapa na bunda” pelo nosso bem! Porque temos a tendência de ser soberbos, gananciosos e egoístas e não foi para isso que Deus nos criou, assim como também não é isso que um pai ou mãe espera que seu filho seja. Deus quer o melhor para nós, como nós como pai ou mães queremos o melhor para os nossos filhos. É mais que à hora de tentar aprender com as situações de vida que Deus nos dá e parar de nos fazer de vítimas e agir! Que Deus nos ajude!
Revda. Ana Rita Cruz da Cruz
Montenegro RS
Texto para Meditação
Ouve-me, Senhor, pois infinita é a tua misericórdia; olha para mim segundo a grandeza de tua piedade. Salmo 69: 16
Intercessão
Oremos pelas inumeráveis bênçãos que Deus nos dá e pelas oportunidades de crescimento que Ele coloca em nosso caminho.